32.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início CENÁRIO AGRO Ministros da Agricultura e Meio Ambiente confirmam ida ao Pantanal

Ministros da Agricultura e Meio Ambiente confirmam ida ao Pantanal

Convite foi feito pela Comissão Temporária Externa do Senado para acompanhar as ações no Pantanal. Na diligência, eles vão avaliar a situação da população e das áreas incendiadas na região.
Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura) confirmaram presença na visita a Corumbá (MS) e Ladário (MS), no próximo sábado (3), organizada pela Comissão Temporária Externa do Senado para acompanhar as ações no Pantanal.

Na diligência, eles vão avaliar, juntamente com os parlamentares, a situação da população e das áreas incendiadas na região. A reunião terá também a presença de autoridades estaduais, municipais, representantes de organizações não governamentais (ONGs), especialistas, população afetada e membros da sociedade civil.

Os parlamentares aguardam ainda a confirmação da ida do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que comanda o Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Somente este ano, o fogo já consumiu 2,916 milhões de hectares do bioma, sendo 1,742 milhão de hectares na área de Mato Grosso e 1,165 milhão de hectares no Pantanal sul-mato-grossense.

“Nós queremos criar uma legislação [Estatuto do Pantanal], não para mudar a legislação estadual – que já é boa –, mas para criar políticas de prevenção”, disse a senadora Simone Tebet (MDB-MS) hoje (30), durante reunião da comissão.

Ela também defende a destinação de recursos de financiamento a fundo perdido, para bancar uma melhor estrutura de brigada de incêndio e o apoio constante da Força Nacional e da Defesa Nacional, para, em parceria com a Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, garantir a prevenção de novas queimadas descontroladas.

Requerimentos

Na primeira parte da reunião de hoje, o colegiado aprovou vários requerimentos.

Um deles convida o ministro do Meio Ambiente a prestar, em audiência pública, informações sobre as medidas adotadas pelo governo para contenção e prevenção das queimadas no Pantanal. Ricardo Salles também deve falar sobre como adequar legislação de proteção da fauna e da flora da região.

Outro requerimento aprovado é para audiência pública com a participação do procurador-geral da República, Augusto Aras, juntamente com procuradores do estado de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Edição: Lílian Beraldo



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Covid-19: identificação biométrica não será exigida nas Eleições 2020

As eleições de outubro de 2020 marcam 12 anos do início da adoção da biometria no processo eleitoral brasileiro. No pleito deste ano, contudo,...

Avó flagra marido estuprando a neta de 11 anos em Mato Grosso

Um homem de 39 anos foi preso na sexta-feira (23) por estuprar a neta de criação de 11 anos no município de Cáceres (225...

Dupla é presa com carreta roubada carregada de soja em MT

Policiais militares da 3ª Companhia de Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) prenderam neste sábado (24.10) dois homens por roubo, na zona rural da cidade....

Ronaldinho Gaúcho testa positivo para coronavírus

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho confirmou no início da tarde deste domingo (25) que testou positivo para o novo coronavírus (covid-19). O anúncio foi feito...