Ministério dos Transportes autoriza concessão da Rota do Agro entre MT e GO

Fonte: CenárioMT

BR 163 TRAFEGO 210 scaled
(Foto: CenárioMT)

O Ministério dos Transportes publicou na quinta-feira (5) a portaria que autoriza o plano de outorga da concessão da Rota do Agro, abrangendo trechos das BR-060/364/GO e BR-364/MT. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) e agora segue para apreciação no Tribunal de Contas da União (TCU). Somente após o aval do TCU, o edital poderá ser lançado, com o leilão de concessão previsto para novembro.

Esta concessão é um projeto muito relevante para o país”, enfatizou Viviane Esse, secretária Nacional de Transportes Rodoviários. Ela destacou que o corredor logístico facilitará o escoamento da safra pelo Arco Norte, melhorando a infraestrutura em termos de segurança e capacidade da via. “Isso diminuirá o custo de transporte e, consequentemente, o custo dos produtos na mesa dos brasileiros”, detalhou.

A Rota do Agro possui 502,80 km de extensão e é formada pelas BR-060/364/GO e BR-364/GO/MT, conectando Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). Em Rio Verde, há uma conexão com a Ferrovia Norte-Sul, que possui um ramal de 2,2 mil quilômetros de trilhos cortando quatro regiões do país, ligando os portos de Itaqui (MA) a Santos (SP). Projeções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indicam que 22,7 milhões de toneladas de carga devem passar pelos trilhos até 2055.

rota do agro

Rio Verde, com uma população de 225.696 habitantes segundo o IBGE, é o maior polo agrícola de Goiás, destacando-se pela produção de soja, milho e proteína animal. Já Rondonópolis, com 244.911 habitantes, lidera o setor agropecuário em Mato Grosso, estado que teve o maior crescimento econômico do país no ano passado, com um avanço de 10,3%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.