23.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROMapa promove debate sobre plano para desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal

Mapa promove debate sobre plano para desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal

O Plano Norte+Sustentável trata do desenvolvimento, da segurança e da conservação da Amazônia Legal, priorizando a geração de renda e a qualidade de vida dos produtores da Região
Por CenarioMT

A formulação do Plano Norte+Sustentável foi tema do 1º Workshop para o Desenvolvimento Agropecuário da Amazônia Legal, realizado nesta terça-feira (30). O Plano irá definir estratégias e ações para o ordenamento territorial e o desenvolvimento agropecuário com base na sustentabilidade e na conservação ambiental da Amazônia Legal.

O evento virtual foi realizado pelo Departamento de Programas Territoriais Rurais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (Deproter/SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e reuniu parceiros institucionais do Mapa e representantes do Consórcio Amazônia Legal e das Superintendências Federais de Agricultura.


--Continua depois da publicidade--

O secretário adjunto da SDI, Cleber Oliveira Soares, destacou a importância da convergência das ações e das parcerias para que seja possível obter resultados significativos. “No momento em que o mundo se volta para ações efetivas que promovam sustentabilidade, pactuadas na COP 26, é um avanço poder discutir um Plano que trata do desenvolvimento, da segurança e da conservação da Amazônia Legal, priorizando a geração de renda e a qualidade de vida dos produtores da Região”, afirmou.

Entre os temas apresentados estão a convergência das políticas públicas; a regularização fundiária e ambiental; a consolidação de um modelo de desenvolvimento agropecuário sustentável para a Amazônia Legal; a estruturação produtiva, incluindo de sistemas agroflorestais; o fortalecimento da segurança alimentar das comunidades e a escolha dos territórios que serão atendidos pelo Plano.

A diretora-geral do Deproter, Adriana Melo, apresentou a proposta técnica das atividades planejadas para o Plano Norte+Sustentável, dando destaque para a importância da integração e na promoção de ações de desenvolvimento da agropecuária em bases de sustentabilidade. “Estamos na fase de formulação e essa construção coletiva é primordial. Poder discutir as políticas existentes e obter as contribuições de quem já atua na Região traz mais legitimidade a tudo que será proposto”, declarou.

O diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bruno Caldas Aranha, citou algumas das atividades em curso na Amazônia Legal. “Temos hoje mais de 160 ações voltadas para o desenvolvimento da Região. “Nosso trabalho é focado no apoio às iniciativas como a regularização fundiária e ambiental, o reflorestamento e a sustentabilidade dos pequenos produtores e das comunidades tradicionais da Região”, disse Aranha.


--Continua depois da publicidade--

Para o coordenador de planejamento do Consórcio Amazônia Legal e Secretário de Planejamento do Estado do Amapá, Eduardo Corrêa Tavares, esse é o momento e a oportunidade de concentrar esforços para buscar, junto ao Mapa e às demais instituições federais e privadas, o caminho para o desenvolvimento sustentável do bioma, que é diverso e muito importante para o Brasil.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,121SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Confira o calendário esportivo para fevereiro e março de 2022 em Lucas do Rio Verde
janeiro 19, 2022
Lucas do Rio Verde
Janeiro Roxo: Lucas do Rio Verde realiza ações educativas sobre hanseníase nos PSFs
janeiro 19, 2022
AÇÃO INTEGRADA
Trio detido por tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde tinha até máquina pra cartão
janeiro 18, 2022
Lucas do Rio Verde
Obras faz troca de madeiramento em manutenção de ponte no interior de Lucas do Rio Verde
janeiro 18, 2022