23.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 16 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROMapa atualiza regras para exploração comercial de espécies de peixes no Amazonas

Mapa atualiza regras para exploração comercial de espécies de peixes no Amazonas

Portaria atualiza regramento geral para o uso sustentável de peixes aruanã, curimatã, jaraqui, pacu e tucunaré no estado
CenarioMT

A Secretaria de Aquicultura e Pesca atualizou o regramento geral para o uso sustentável das espécies de peixes aruanã (Osteoglossum bicirrhosum e Osteoglossum ferreirai), curimatã (Prochilodus nigricans), jaraqui (Semaprochilodus insignis e Semaprochilodus taeniurus), pacu (Mylossoma spp.) e tucunaré (Cichla spp.) no estado do Amazonas.

As mudanças, que estão em vigor desde o dia 3 de janeiro, constam na Portaria SAP/MAPA nº 509, de 31 de dezembro de 2021, e são resultado da revisão e atualização da Portaria nº 01, de 13 de março de 2001 da Representação do Ibama no estado do Amazonas, após consulta pública e avaliação técnica. Entre as alterações está a mudança do tamanho mínimo de captura das espécies de aruanã branca e preta, que passou de 40 e 44 centímetros para 50 centímetros. Também estabelece arcabouço legal para que larvas e alevinos destas espécies possam ser utilizadas para fins de ornamentação, aquarofilia e aquicultura, porém dependendo de regulamentação específica para tais fins.


--Continua depois da publicidade--

Segundo a SAP, a publicação atualiza as regras para exploração comercial de algumas das principais espécies de importância econômica e social para o estado do Amazonas, reforçando o compromisso com a construção de suas políticas e ordenamento pautada pela gestão participativa.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga sequência de ações programadas para o Maio Amarelo
maio 16, 2022
JETON DE PRESENÇA
Câmara reprova projeto que criava remuneração a membros de comissão e conselhos do Previlucas
maio 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Assistência Social e Senac concluem mais quatro capacitações para população luverdenses
maio 16, 2022
ACIDENTE NO TRÂNSITO
Jovem morre após grave acidente em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2022