Levantamento do Cepea indica aumento no volume e preço do etanol hidratado em usinas paulistas

Fonte: CenárioMT

congresso vai analisar mp que ajusta regras de cobranca de pis e cofins sobre etanol
Mateus Pereira/GOVBA

Um levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelou um crescimento significativo no volume de etanol hidratado negociado pelas usinas paulistas entre os dias 10 e 14 de junho. O aumento foi de 15% em comparação ao período anterior, refletindo diretamente nos preços do combustível.

De acordo com os dados, o Indicador CEPEA/ESALQ para o etanol hidratado registrou uma alta de 1,37%, fechando em R$ 2,3378 por litro, já descontados o ICMS e PIS/Cofins. No mesmo período, o etanol anidro também apresentou um incremento, embora menor, de 0,65%, com o Indicador CEPEA/ESALQ atingindo R$ 2,6340 por litro, líquido de PIS/Cofins.

Os pesquisadores do Cepea apontam que os agentes das usinas mantiveram uma postura firme quanto aos valores de negociação no mercado spot, influenciados principalmente pelas cotações do açúcar no mercado internacional. Do lado da demanda, as distribuidoras intensificaram as compras, especialmente no início da semana passada, contribuindo para o aumento do volume negociado.

Essa movimentação no mercado de etanol reflete a dinâmica entre oferta e demanda, além das influências externas, como os preços do açúcar, que afetam diretamente as estratégias de comercialização das usinas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.