22.5 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 21 setembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROLaboratório volante do Ipem-MT afere medidores de grãos até dia 13 em...

Laboratório volante do Ipem-MT afere medidores de grãos até dia 13 em Primavera do Leste

A iniciativa visa facilitar o acesso do serviço aos produtores no interior do Estado
Por CenárioMT

O laboratório volante do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) começou a operar nesta terça-feira (10.08), no Sindicato Rural de Primavera do Leste. Os técnicos do instituto vão fazer a aferição de medidores de umidade de grãos como milho, soja, café e arroz, até o dia 13 de agosto, no local.

Presente no lançamento do projeto piloto que descentraliza a atividade, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, falou sobre a comodidade e facilitação ao serviço para os produtores no interior do Estado.


--Continua depois da publicidade--

“O Governo do Estado tem trabalhado para atender ao setor produtivo e esse projeto do Ipem vai dar mais segurança ao produtor para que ele tenha uma aferição legítima do instrumento de verificação da umidade do seu produto agrícola, e muito próximo de sua propriedade. O produtor rural é a grande mola da economia mato-grossense, um grande parceiro do Governo e em retribuição a isso, estamos fazendo uma série de políticas públicas como os incentivos programáticos do Proder e Prodeic e tantas outras ações construídas, ouvindo quem está na linha de frente, produzindo”, destaca Miranda.

Inovação que o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Marcos Bravin, apoia, já que é uma ação benéfica ao produtor. “Quero agradecer à Sedec, Ipem e Aprosoja por trazer a aferição dos aparelhos para nosso município, isso é muito bom para os produtores, uma vez que eles tinham que deslocar esse aparelho até Cuiabá e ficavam até 40 dias sem o equipamento. Hoje com a parceria, o produtor pode ter o serviço aqui, o custo será apenas a taxa de aferição e ele já voltará para casa com seu aparelho, no mesmo dia”.

Segundo o presidente do Ipem-MT, Bento Bezerra, verificar os equipamentos in loco além de agilizar a conferência das máquinas, foi a forma encontrada para atender aos requisitos do Regulamento Técnico Metrológico (RTM) aprovado pela Portaria Inmetro nº 402 de 2013.

“Recebi total apoio do secretário César para trazer essa inovação para o segmento. O laboratório montado tem capacidade de processar até 10 medições a cada 2 horas, o que acelera o serviço e permite que o produtor da região receba o resultado rapidamente, de forma confiável. Além de conferir, vamos informar aos produtores sobre as normas estabelecidas pelo Inmetro”, ressalta Bezerra.


--Continua depois da publicidade--

Aferição

Para fazer a conferência do equipamento, o produtor deve levá-lo ao sindicato portando CNPJ ou CPF. O equipamento deve estar registrado no Inmetro com o nome do produtor. A taxa é de R$ 407,04.

A iniciativa é realizada pelo Ipem-MT/Inmetro em parceria com a Associação dos Produtores de soja e milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Sindicato Rural de Primavera do Leste.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,336FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,038SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

LOGÍSTICA
Mendes crê em concorrência de modais para beneficiar setor produtivo regional
setembro 20, 2021
ferrovia em Lucas
Em Lucas Mauro Mendes assina contrato para construção da 1ª Ferrovia Estadual; Acompanhe ao vivo
setembro 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana
setembro 20, 2021
PRIMEIRA DOSE
Luverdenses de 19 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 20, 2021