26.9 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 21 janeiro, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROGoverno Federal lança nesta quarta-feira (8) selo nacional para valorizar produtos...

Governo Federal lança nesta quarta-feira (8) selo nacional para valorizar produtos típicos das Indicações Geográficas

Por CenarioMT

Com o objetivo de identificar e valorizar produtos/serviços tipicamente brasileiros reconhecidos pela origem, como vinhos, cafés e queijos, o Governo Federal lança nesta quarta-feira (8) os Selos de Indicação Geográfica (IG). Os selos são uma iniciativa do INPI, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Economia e Sebrae.

O lançamento ocorrerá durante o IV Evento Internacional de Indicações Geográfica e Marcas Coletivas, na sede do Sebrae em Brasília, às 9h30, com a presença da ministra do Mapa, Tereza Cristina;  do secretário Especial Adjunto de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Bruno Portela; do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do presidente do INPI, Cláudio Furtado; e da representante da OMPI, Alexandra Grazioli. O evento terá transmissão on line. 


--Continua depois da publicidade--

Sobre a IG

A Indicação Geográfica, concedida no Brasil pelo INPI, é um reconhecimento da vinculação entre um produto/serviço e sua origem. Somente produtores/prestadores de serviço localizados na respectiva região,  que sigam os padrões determinados no Caderno de Especificações Técnicas e se submetam ao controle estabelecido, poderão usar o selo da IG.

Existem duas modalidades de IG: a Indicação de Procedência (IP), na qual a região é conhecida por produzir determinado  produto/serviço; e a Denominação de Origem (DO), na qual o produto/serviço tem características e/ou qualidades devido ao meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.

Cada região com registro de IG pode  definir a própria representação gráfica do seu nome geográfico, ou seja, seu próprio selo, que é opcional. Porém, a partir de agora, haverá um selo nacional que todas as IGs poderão usar junto com a identificação da sua IG, como referência única, facilitando a identificação por parte do consumidor dos produtos/serviços das Indicações Geográficas e contribuindo para valorizar  essas riquezas típicas do Brasil.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade

Redes sociais

107,370FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,127SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Gestores e coordenadores da Rede Municipal foram empossados nesta sexta-feira (21) em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
Lucas do Rio Verde
‘Férias na Biblioteca’ inicia ações do ano com oficinas da Secretaria de Cultura em Lucas do Rio Verde
janeiro 21, 2022
ACOMPANHAMENTO
Covid-19: Miguel Vaz diz que situação está sendo atentamente monitorada, mas não descarta medidas rígidas
janeiro 21, 2022
COVID-19
Com 186 novos casos, Lucas do Rio Verde chega a 585 pessoas contaminadas
janeiro 21, 2022