27.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 05 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROGoverno Federal divulga ações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Governo Federal divulga ações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

As ações foram apresentadas em coletiva de imprensa com os ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres
Por CenarioMT

O Governo Federal tem trabalhado em ações e medidas para o combate do desmatamento ilegal, investindo em prevenção, mitigação e repressão de crimes ambientais. Tendo isso em vista, os ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, realizaram uma coletiva de imprensa para falar sobre ações do Governo no combate ao desmatamento da Floresta Amazônica, na noite dessa quinta-feira (18/11).

A coletiva foi motivada pela divulgação dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que apontam que a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB) ficou em 13.235 quilômetros quadrados (km²) no período de 01 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.


--Continua depois da publicidade--

“Os números que foram apresentados hoje são números que tiveram uma alta que não refletem exatamente a atuação dos últimos meses, que nós estamos sendo mais presentes. E a Força Nacional, junto com Ibama e ICMBio, tem atuado em 23 municípios de forma permanente”, ressaltou o ministro do Meio Ambiente. “Nós estamos aqui deixando claro que esse número é inaceitável e nós vamos combater contundentemente o crime ambiental na Amazônia”, completou o ministro.

O índice apurado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) representa um aumento de 21,97% em relação à taxa de desmatamento do período anterior.

“Estamos readequando nossas forças e subiremos para essas regiões de desmatamento, o Estado brasileiro vai subir com força total pra Amazônia, para o Pará, para o Mato Grosso e para esses estados onde os números ainda não estão bons. A gente está trabalhando com operações integradas, a Polícia Federal atuando com inteligência, com tecnologia, vamos usar a força que o Estado brasileiro tem”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente, o Governo Federal aprovou orçamento de 270 milhões suplementares para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para trazer mais equipamentos e modernizar os órgãos e agências de fiscalização, como forma de potencializar a atuação do Governo nas áreas vulneráveis do território.


--Continua depois da publicidade--

Guardiões do Bioma

Durante a coletiva, o ministro Joaquim Leite lembrou a Operação Guardiões do Bioma, ação do Governo Federal, lançada em julho deste ano, que já enfrentou mais de 15 mil incêndios florestais em 11 estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal.

“O Guardiões do Bioma foi uma operação que foi iniciada em conjunto com o Ministério da Justiça e que trouxe resultados no combate a incêndios este ano. Nós conseguimos, na área de atuação do Guardiões do Bioma, colocar praticamente 6 mil homens, chegando até 8 mil homens atuando no território. Conseguimos derrubar em 13% os índices de incêndios no Brasil e 26% dos incêndios especialmente na Amazônia”, destacou o ministro.

Desde o início da operação, foram realizadas 2.792 ações preventivas por profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama e ICMbio.

De acordo com o ministro Joaquim Leite, a intenção é expandir a operação para intensificar seus resultados. “O que o Governo Federal irá fazer é ampliar o Guardiões do Bioma para atuar no desmatamento de uma forma integrada para que os resultados sejam efetivos e que a gente consiga reverter esses números que estão em alta desde 2012”, explicou.

Atuação da Polícia Federal

De acordo com o ministro da Justiça, os resultados adquiridos de julho até o momento, período de atuação da Operação Guardiões do Bioma, foram bastante expressivos. “Para os senhores terem uma ideia, em 2019 foram 19 mandados de busca e apreensão cumpridos, cinco o ano passado e 153 esse ano”, destacou.

Em 2019 a Polícia Federal fez 15 operações de combate aos crimes ambientais. Em 2020 o número cai para 14. Neste ano, o número de operações subiu para 45. “Nós iremos usar toda a força do Governo brasileiro no combate ao desmatamento de agora em diante”, garantiu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,349FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ENSINO SUPERIOR
Candidatos participam de vestibular para ingressar na Unilasalle Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Em Lucas!
Polícia Militar prende homem com arma de fogo
dezembro 05, 2021
Sinop
Profissionais de Sinop conhecem funcionamento de RAPS em Lucas do Rio Verde
dezembro 05, 2021
Mato Grosso
Fiscais e agentes do Indea são capacitados para combater praga que atinge lavouras em Mato Grosso
dezembro 05, 2021