21.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 25 outubro, 2021
InícioCENÁRIO AGROFundação Rio Verde orienta produtores a ficarem atentos à janela de plantio

Fundação Rio Verde orienta produtores a ficarem atentos à janela de plantio

Com o fim do vazio sanitário, produtores podem iniciar plantio de soja em Mato Grosso
Por CenárioMT

O fim do vazio sanitário da soja em Mato Grosso significa a permissão para o início do plantio da cultura. O vazio sanitário foi entre 15 de junho e 15 de setembro. Neste período é proibida a presença de plantas vivas de soja e também o cultivo da cultura no Estado. A medida é uma estratégia de manejo de pragas e doenças, especialmente para o controle da ferrugem asiática da soja.

Com a liberação, os produtores ficam de olho no clima e aproveitar a chamada janela de plantio. O diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali, disse à reportagem de CenárioMT que os produtores devem ficar atentos à vários fatores para o início do plantio. Um deles é na meteorologia.


--Continua depois da publicidade--

“Tivemos algumas áreas com chuvas no começo do mês, mas são chuvas atípicas e anormais. Pra ser uma chuva considerável tem que trabalhar com uma data a partir do dia 20. A expectativa é que as chuvas sejam um pouco melhores que o ano passado”, destacou.

Em 2020, os produtores sofreram com chuvas irregulares.

Insumos

Outros detalhes que merecem atenção por parte dos produtores é a qualidade das sementes utilizadas e a regulagem dos maquinários. “Que esteja tudo pronto pra quando tiver as condições ideais de plantio, umidade razoável e equipamento regulado, ele ter condição de iniciar o plantio e fazer da melhor forma possível”, disse Pasquali.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,068SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE: Lucas do Rio Verde faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos completos ou mais
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam pódios em Campeonato Estadual de BMX
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Mais de 2.100 adolescentes são imunizados contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
outubro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
McDia Feliz em Lucas do Rio Verde arrecada R$ 35 mil para ajudar entidades de tratamento contra o câncer
outubro 24, 2021