Em novembro de 2024, o mercado de fretes rodoviários de grãos em Mato Grosso apresentou uma desaceleração, com queda nos preços em quase todas as rotas originadas no estado. Esse movimento, já perceptível ao longo dos meses anteriores, foi intensificado pela menor produção de soja e milho, reflexo de uma safra reduzida em Mato Grosso e em outras regiões do Brasil. A demanda por transporte rodoviário sofreu retração significativa, agravada pela migração interestadual de caminhões, que resultou em uma oferta superior à demanda local. Os dados fazem parte do Boletim Logístico divulgado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Um fator que vem moldando o mercado de fretes em Mato Grosso é a crescente dinamização das cadeias produtivas internas. O estado, já consolidado como líder na produção de soja, tem expandido sua demanda interna por milho, especialmente para abastecer usinas de etanol à base de milho. Com o aumento das indústrias locais, a exemplo das modernas usinas de etanol que surgem anualmente, a destinação do milho para exportação tem sido parcialmente substituída pela utilização interna. Isso gera um aumento nas viagens mais curtas dentro do estado, permitindo maior rotatividade dos caminhões e contribuindo para a redução dos custos de transporte.
Entretanto, o cenário de retração não é uniforme. A intensificação das chuvas e a retomada gradual das rotas do Arco Norte, especialmente o trajeto até Porto Velho, já demonstram uma leve recuperação nos preços do frete, sinalizando um possível reaquecimento com a aproximação de 2025.
Para o próximo ano, as expectativas são de uma logística mais movimentada e lucrativa. Mato Grosso deve colher uma safra recorde de soja, o que pode trazer melhores remunerações ao setor de transporte. Por outro lado, a alta produção também pode acentuar gargalos logísticos, comprometendo a competitividade estadual e nacional. No acumulado recente, o estado teve participação expressiva nas exportações nacionais, com 63% do milho exportado e 3,7% da soja no período analisado.
O desempenho do mercado de fretes rodoviários em Mato Grosso, enquanto enfrenta desafios atuais, promete ser um ponto-chave na eficiência da logística agrícola em 2025, destacando o equilíbrio entre o abastecimento interno e as demandas externas.