30.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROFrente Parlamentar MT/PA manifesta apoio a implantação de ferrovias

Frente Parlamentar MT/PA manifesta apoio a implantação de ferrovias

Na próxima semana, Sorriso sedia mais um encontro do Movimento Pró 3 Ferrovias
Por CenárioMT

O Movimento Pró 3 Ferrovias segue buscando apoio para fortalecer os projetos que visam a implantação de ferrovias em Mato Grosso.  O movimento, que começou a ser implementado em Lucas do Rio Verde, no final de julho, vai realizar novos encontros. O próximo será realizado na sexta-feira, 20, em Sorriso. Lideranças locais e regionais são esperadas para a realização do encontro.

Esta semana, o coordenador do Movimento Pro 3 Ferrovias, celebrou apoios que vem recebendo. Vicente Vuolo destaca que vários segmentos regionais vêm manifestando apoio ao Movimento. Um deles vem da recém-criada Frente Parlamentar, formada por vereadores de cidades do Mato Grosso e Pará. A Frente foi criada para debater problemas comuns aos municípios dos dois Estados. E através da união de esforços, buscar soluções.

“Os vereadores têm papel importante para orientar a população da importância da Ferrogrão, principalmente porque vai atender toda essa região, ligando Sinop ao Porto de Miritituba. E é importante aos produtores das demais regiões, que tenhamos as outras ferrovias, que ligará Sinop, Sorriso, Lucas, até o Porto de Santos, através da Ferrovia Senador Vuolo, e também a terceira ferrovia, que é a FICO, de Lucas do Rio Verde até Água Boa, ligando à Norte Sul”, evidenciou o coordenador. Esta ultima ferrovia permitirá que a produção seja escoada ao Porto de Alcântara, no Maranhão, e também à FIOL, que segue para a Bahia.

Divulgação

Vuolo reforçou a importância de contar com as três ferrovias, com operadores diferentes e que gerem concorrência, permitindo que os produtores tenham opção de escolha. O coordenador ressaltou que o Movimento busca a celeridade na implantação dos três projetos. “Que as três ferrovias oportunizem o barateamento no frete e não o monopólio, como querem alguns maus brasileiros”, exaltou.

Apoio

Em conversa com a imprensa de Lucas do Rio Verde, o presidente da Frente Parlamentar reforçou o apoio à vinda das ferrovias. Wanderlei Paulo destacou que os municípios lindeiros à BR 163 vêm na Ferrogrão uma importante alternativa econômica. Ele ressaltou que a implantação das três ferrovias significará uma melhora substancial para o setor produtivo.

“É importante que a Rumo (Senador Vuolo) venha, é importante a vinda da FICO, mas é de extrema importância que a Ferrogrão venha com seus trilhos até Lucas, fazendo um grande entroncamento aqui, porque desta forma teremos concorrência. Não adiante termos uma única ferrovia se monopolizar a questão dos custos do transporte. Nós precisamos também ter a concorrência salutar e desta forma quem ganha é o produtor rural”, assinala o presidente.

Wanderlei sinalizou dizendo que ter opções de escoamento para portos distintos significado no chamado ‘custo Brasil’. “Segundo estudos, pode chegar a 27% e onde vai ficar esse incremento? Na economia de Lucas, de Sorriso e de todos os produtores que margeiam a 163”, conclui.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,341FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde realiza ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito
setembro 25, 2021