Fiscalização em fábricas de bebidas fecha empresa, autua dez e apreende 500 litros

Força-tarefa do Ministério da Agricultura e Pecuária ocorreu na região de Campinas e envolveu fiscais de vários estados brasileiros

Fonte: MAPA

Fiscalização em fábricas de bebidas fecha empresa, autua dez e apreende 500 litros
Fiscalização em fábricas de bebidas fecha empresa, autua dez e apreende 500 litros

Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nos municípios de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Jundiaí fiscalizou 18 empresas que produzem bebidas. A ação ocorreu de 10 a 14 de junho, mas o balanço foi divulgado nesta terça (25).

Na ocasião, foram lavrados dez autos de infração pelas diversas condutas observadas, incluindo a não apresentação da declaração anual de produção dentro do prazo determinado pelo Mapa.

As empresas fiscalizadas atuam na fabricação de diversos tipos de produtos como cachaça, vinhos, polpa de frutas, cerveja, bebidas alcoólicas por mistura e preparados líquidos para refresco.

Durante a ação, também foram apreendidos cerca de 500 litros de bebidas em condição irregular, matérias-primas com prazo de validade vencido e rótulos inadequados frente à legislação vigente. Além disso, um estabelecimento teve suas atividades produtivas suspensas por estar funcionando em condições higiênico-sanitárias inadequadas, oferecendo risco à saúde dos consumidores.

O coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Marcelo Mota, destaca que as ações realizadas, em caráter de rotina, buscaram garantir a inocuidade, a identidade e a qualidade dos produtos elaborados nos estabelecimentos fiscalizados, assegurando que seu consumo não traga riscos à saúde daqueles que os consumirem.

Participaram da operação quatro equipes de fiscalização de vários Estados do país.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.