35.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 01 agosto, 2021
InícioCENÁRIO AGROFerramenta vai facilitar confecção e validação do Cadastro Ambiental Rural em Mato...

Ferramenta vai facilitar confecção e validação do Cadastro Ambiental Rural em Mato Grosso

A assinatura para o fornecimento da plataforma aos usuários aconteceu nesta quarta-feira (07.07), no Palácio Paiaguás
Por CenárioMT

Uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Ação Verde vai possibilitar o lançamento de uma plataforma automatizada para a confecção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de forma facilitada. A assinatura para o fornecimento da ferramenta aos usuários aconteceu nesta quarta-feira (07.07), no Palácio Paiaguás.

O objetivo central é auxiliar quem elabora o pedido com uma plataforma  compatível com as exigências atuais para a confecção do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Ação Verde vai custear a plataforma e disponibilizar o acesso à pela internet.


--Continua depois da publicidade--

“O projeto vai proporcionar a segurança jurídica e avanços na política ambiental de Mato Grosso. Quero agradecer e parabenizar a todos os envolvidos, é um benefício que estamos trazendo para toda a sociedade e para o setor produtivo”, avalia o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Para o presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Valera, o projeto está sendo desenvolvido há alguns anos, e o fruto deste trabalho vai auxiliar o setor produtivo a investir na sustentabilidade. “O ponto forte é você poder visualizar e corrigir os problemas e vai demonstrar tanto para o técnico, para o agricultor, e para os interessados o que ele tem que fazer. Esse cadastro validado é muito importante para alcançarmos mais mercado daqui pra frente”, explica.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Estado está em primeiro lugar no país com o maior percentual de cadastros analisados e validados, e é uma prioridade do Governo investir para avançar na regularização ambiental.

“Tudo isso tem um único objetivo, que é aumentar o percentual de cadastros validados. Já somos o Estado com o maior percentual do país, com cerca de 10% dos cadastros analisados validados, mas pretendemos avançar mais nesta agenda que contribui para a implementação do Código Florestal e beneficia toda a sociedade”, afirma.


--Continua depois da publicidade--

Estiveram presentes na assinatura André Nassar, presidente da ABIOVE; Rafael Mazon, presidente Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) Adilson Ruiz Valera, presidente Instituto Ação Verde; Alvaro Leite, representante da Federação das Indústrias (Fiemt); e Wellington de Andrade, diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Sistema automatizado

A plataforma oferece subsídios técnicos como uma base de dados geográficos, além do sistema automatizado que permite que o CAR já saia com uma análise prévia. Entre as principais vantagens do sistema, o funcionamento em nuvem, na internet; ferramentas de desenho; interage com a base de dados geográficos; o trabalho é feito em etapas, dentro das regras que regem o CAR; o sistema autoanalisa cada etapa e aponta erros.

O CAR é um registro público e obrigatório para todos os imóveis rurais, que possibilita além do controle e monitoramento da atividade produtiva, benefícios aos proprietários que estiverem regulares como financiamento e crédito facilitado e acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno
agosto 01, 2021
33 anos
Prefeitura anuncia ações voltadas para o aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 01, 2021