20.7 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 02 julho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROEmpaer promove visitas a hidroponias atendidas pelos Consórcios Nascentes do Pantanal e...

Empaer promove visitas a hidroponias atendidas pelos Consórcios Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé

Toda assistência técnica é importante e fundamental para o bom funcionamento dos empreendimentos
Texto por CenárioMT

Uma equipe da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizou na semana de 09 a 13.05, visitas a sete hidroponias na região do consórcio Nascentes do Pantanal, uma aquaponia e 10 hidroponia pelo Consórcio Vale do Guaporé, ambos na região de Cáceres MT.

A técnica da Empaer, Marribe Síria Cardena, que coordenou os técnicos que realizaram as visitas destaca que foram encontramos cultivos mais tecnificados e alguns bem básicos. Alguns produtores com vários problemas na produção e comercializaçãoe outros com hortas impecáveis.  Foram destaques a produção de alface crespa, seguida pela alface americana, agrião, rúcula, almeirão, cheiro verde, couve, pepino.


--Continua depois da publicidade--

Marribe, orientou aos produtores sobre a importância da limpeza interna e externa dos perfis a cada colheita, com água sanitária; a limpeza em baixo das bancadas e espalhar cal, para evitar pragas e insetos; limpeza externa da casa de vegetação; limpeza dos reservatórios com mais frequência; limpeza do filme plástico da casa de vegetação – produção e berçário, para evitar estiolamento de plantas; aferição e alteração da solução nutritiva, períodos mais quentes e mais frescos do dia. Sobre a prevenção e controle de algas, insetos, doenças, as principais encontradas foram trips, cercosporiose, Pythium ssp., mosca branca, pulgão e traças.

“Todos foram orientados e recomendado da utilização de defensivos químicos e naturais; orientação quanto a declividade de bancada, que deve ser entre 4 a 5%, podendo chegar até 10%; aferição de quantidade de solução passando nos perfis por minuto – 3 a 5 litros/minuto; lavagem das espumas fenólicas antes da semeadura”, frisa.

Foi destacado ainda colocar culturas que necessitam de nutrientes diferentes em bancadas e reservatórios distintos e no período em que há muita disponibilidade de alface de “chão” disponível no mercado, aumentar a variedade de outras culturas para não haver problemas na comercialização.

Na avaliação dos técnicos da Empaer, Thiago Afonso de Azevedo e Juzeny José do Nascimento as orientações são importantes para o sucesso do empreendimento.


--Continua depois da publicidade--

Acompanharam a equipe, as diretoras executivas e de compras do Consórcio Vale do Guaporé, Ivone da Silva Gomes e Sandra Medeiros, além de secretários de agricultura e técnicos municipais.

 

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Em visita, parlamentar anuncia recursos para o Hospital São Lucas
julho 01, 2022
PROJETO SOCIAL
Famílias prestigiam formatura da 11ª turma do projeto Bombeiros do Futuro em Lucas do Rio Verde
julho 01, 2022
Em Lucas
Bombeiros combatem incêndio em armazém por quatro horas seguidas
julho 01, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria Municipal de Saúde divulga alerta sobre toxoplasmose no município
julho 01, 2022