A Embrapa, em conjunto com a Federarroz e o Senar, está realizando a 35ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas pelo sétimo ano funcionando nas dependências da Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão, de 18 a 20 de fevereiro. No dia 19 de fevereiro, às 17h30, ocorre a assinatura do protocolo de interesse para importantes relações institucionais em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) e Transferência de Tecnologia, com ênfase no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do aplicativo PlanejArroz, o qual irá inserir a Federarroz como instituição parceira para compor o grupo de trabalho. Atualmente uma parceria é formada pela Embrapa, Irga, UFSM e INMET. Confira a participação completa da Embrapa no evento .
Expandir a divulgação do aplicativo junto aos produtores de arroz é uma das intenções ao ingressar na Federarroz como parceira do grupo de trabalho. O software usado em cerca de 6% da área cultivada no Estado deverá aumentar o volume de usuários. Segundo o pesquisador da área de Agrometeorologia Silvio Steinmetz, o aplicativo tem mais de mil downloads e esse trabalho conjunto com mais parceiros vai movimentar o conhecimento e uso da ferramenta. Ele explicou que o aplicativo possui dois módulos e dados para chegar a essa versão atual foram armazenados há 30 anos, apresentando 41 cultivares específicas e seis estádios de desenvolvimento da planta e dados de clima atualizados a cada hora pelo INMET.
O PlanejArroz é um aplicativo (plataformas Android e iOS) para o planejamento do manejo e estimativa da produtividade do arroz irrigado no Rio Grande do Sul, que pode ser acessado pelo Google Play. As estimativas podem ser feitas a partir dos dados de ocorrência dos seis estádios de desenvolvimento das plantas de cultivares recomendadas pela Embrapa, na média dos anos e nas safras, movimentos o manejo e a tomada de decisão nas culturas.
Parceria com a Yara é assinada para ações de recuperação no Rio Grande do Sul
Também na solenidade do dia 19, às 17h30, será firmado contrato de cooperação ligado à Recupera Rural RS, iniciativa do Projeto Plataforma Colaborativa Sul para Mitigação de Efeitos Climáticos Adversos na Agropecuária, para enfrentamento aos impactos das enchentes e às mudanças climáticas. O contrato será assinado entre a Yara do Brasil, Embrapa e Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg).
Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado
Outro destaque da solenidade é o lançamento do 13ª Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado (CBAI) no dia 19, às 18h, na Estande da Embrapa, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O Congresso acontecerá em Pelotas, entre os dias 12 e 15 de agosto deste ano, nas dependências do SESI Pelotas. O CBAI é o maior evento técnico de arroz irrigado brasileiro.
O XIII CBAI será promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI) e a realização é a carga da Embrapa, contando com EPAGRI, IRGA, UFPel, UFRGS e UFSM como instituições correalizadoras.
O tema escolhido para o XIII CBAI é “Semeando conhecimento, alimentando o Brasil”. Nesta edição, pretende-se reunir cerca de 700 participantes entre pesquisadores, professores, técnicos, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes e produtores para a apresentação e discussão de inovações científicas e resultados de pesquisas direcionadas ao setor orizícola.
Homenagem Pá do Arroz
Uma das homenagens significativas que a Embrapa receberá durante a 35ª edição do evento é a premiação Pá do Arroz, que será entregue ao diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (DEPD) da Embrapa, Clenio Pillon. Ele receberá uma homenagem na categoria Técnico Federal. Junto a ele, serão homenageados mais dez personalidades destacadas em outras categorias da premiação. A Pá do Arroz é um reconhecimento à contribuição do trabalho de profissionais, entidades, empresas e produtores para o setor arrozeiro, realizado durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O ato acontecerá no dia 18 de fevereiro, às 18h30min, no Auditório Frederico Costa, dentro da estrutura do evento. A noite contará também com a entrega de placas de reconhecimento às pessoas/empresas que participaram da iniciativa do Drenar RS, operação que auxiliou no escoamento das águas das enchentes que atingiram a Região Metropolitana de Porto Alegre em maio de 2024.
Exposição Jardineiros do Butiazal
A exposição de fotografias denominada “Jardineiros do Butiazal” traz cenas de animais da fauna nativa que se alimentam de butiá e dispersam as sementes. Essa exposição ocorrerá durante os dias da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, no prédio da Estação Experimental Terras Baixas (ETB), com livre circulação. A exposição atenderá ao objetivo de apresentar uma diversificação de culturas que são alternativas para compor a própria temática da Abertura da Colheita deste ano: “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”.
Programação on-line e presencial
O evento conta com uma programação técnica no auditório Frederico Costa, outra agenda técnica no estande da Embrapa, um roteiro técnico nas vitrines tecnológicas e palestras paralelas na Arena Digital. Esta agenda técnica se mantém nos formatos on-line e presencial, com debates fundamentais sobre aspectos técnicos das multiculturas do bioma Pampa; desafios da produção de alimentos com preservação do meio ambiente; atualizações mercadológicas das principais culturas de terras baixas, em especial arroz, soja, milho, trigo e integração labora pecuária; além de temas como gestão de pessoas, financeiro, inovação e muito mais. São esperados 16 mil visitantes, numa feira com cerca de 200 expositores do agronegócio e 50 vitrines tecnológicas, com trabalhos demonstrativos que darão ênfase em inovações voltadas à nutrição de plantas, transparentes, sementes e agroquímicos, mostradas “na prática” aos produtores, suas equipes e técnicos.