Custo de produção da soja em Mato Grosso cai, mas comercialização continua lenta

Fonte: CenárioMT

Publicado vazio sanitário e calendário de semeadura da soja para a safra 2024/2025

O custo de produção da soja para a safra 24/25 em Mato Grosso apresentou uma redução no mês de maio de 2024. Segundo o projeto Acapa-MT, o custeio da temporada exibiu um recuo de 1,67% em relação ao mês passado, ficando estimado em R$ 3.962,44 por hectare. Esse cenário está atrelado à queda nos custos com macronutrientes e defensivos, que tiveram desvalorizações de 2,19% e 3,07% no comparativo mensal, respectivamente.

Apesar da redução nos preços dos insumos, a comercialização dos produtos para a próxima safra ainda é lenta, devido à relação desfavorável entre o preço da soja e o custo de produção para o produtor. O preço médio ponderado da comercialização da soja para a temporada ainda não cobre o custo total de produção (COT) em reais por saca, estimado em R$ 105,09 por saca.

Além disso, o ritmo das aquisições dos insumos está menor nesta temporada em relação aos anos anteriores, o que pode significar um menor investimento por parte do produtor. Com a aproximação da semeadura, isso pode resultar em atrasos nas entregas dos produtos necessários para a produção.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.