23.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 julho, 2021
InícioCENÁRIO AGROCresce a consciência com o bem estar animal e galinhas poedeiras criadas...

Cresce a consciência com o bem estar animal e galinhas poedeiras criadas livres de gaiolas

Por Mauricio Picazo Galhardo
BEM-ESTAR
Foi lançado o Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar de Galinhas Poedeiras Criadas Livres de Gaiola, documento produzido pela Embrapa Suínos e Aves, com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e do Núcleo de Pesquisa em Ambiência da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – NUPEA/Esalq.
PENDÊNCIAS
Após intenso trabalho, iniciado em 2020, Brasil e Argentina solucionaram 49 temas pendentes na relação bilateral agropecuária, de um total de 54 itens. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra, se reuniram dia (9) para avaliar as medidas e estreitar o comércio e a cooperação entre os dois países.
BRASIL RURAL
Começam as inscrições para a seleção de roteiros turísticos, que contemplam empreendimentos de agricultura familiar, para participarem do Projeto Experiências do Brasil Rural. A ação visa promover o turismo em áreas rurais do país, apoiando a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar.
 
FLORESTA
Serviço Florestal Brasileiro deve concluir em novembro deste ano o primeiro ciclo do Inventário Florestal Nacional do Amazonas. Estão sendo coletados dados em campo em uma área de 13 milhões de hectares no sudeste do estado. Essa etapa do projeto tem o apoio financeiro do Fundo Amazônia e terá o custo total de cerca de R$ 2,3 milhões.
COMISSÃO
Aline Sleutjes (PSL-PR) foi eleita presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados para o mandato de um ano. A parlamentar recebeu o apoio de 33 deputados para exercer o mandato de um ano.
PRAVALER
O programa PRAVALER, lançado pelo Ministério da Agricultura durante evento em parceira com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), vai contribuir para “impulsionar a regularização ambiental das propriedades rurais brasileiras”, segundo a ministra Tereza Cristina. O projeto, cuja sigla faz referência ao PRA (Programa de Regularização Ambiental), previsto no Código Florestal.
PLANO SAFRA 2021/22
Embora o Ministério da Agricultura reitere que quer construir um Plano Safra 2021/22 melhor e mais audacioso que o atual, e os produtores torçam por isso, as limitações orçamentárias indicam, até agora, que as grandes linhas de crédito que fazem parte dessa política vão entrar em vigor em 1º de julho com as mesmas limitações observadas nesta temporada 2020/21.
 
PROJETO BIOMAS

Os principais resultados do Projeto Biomas foram apresentados, durante evento virtual promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os presidentes da CNA, João Martins, e da Embrapa, Celso Luiz Moretti, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participaram da abertura do encontro virtual.

UVAS
O volume de uvas esteve restrito no mercado interno nas últimas semanas, devido à aproximação do fim das safras em São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul (SP) e às exportações aquecidas no Vale do São Francisco (PE/BA). Neste cenário, de acordo com dados do Hortifruti/Cepea, as cotações ao produtor têm se mantido firmes.
 
GRÃOS
A safra nacional de grãos para 2021 deve ficar 9,0 milhões de toneladas acima da safra de 2020. Um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado, que já havia sido recorde na série histórica da pesquisa que teve início na década de 1970. As informações são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado dia (11), pelo IBGE. 
 
ETANOL
As vendas de etanol pelas unidades produtoras do Centro-Sul em fevereiro atingiu 2,45 bilhões de litros, sendo 174,24 milhões direcionados ao mercado externo e 2,28 bilhões comercializados domesticamente. No mercado interno, as vendas se mantiveram 0,39% aquém do volume registrado no mesmo mês de 2020.
BIOECONOMIA
Esta será a primeira vez que o evento será realizado fora da Finlândia. A edição 2021 será sediado em Belém, no Estado do Pará, entre 18 a 20 de outubro de 2021. A ABAG é uma das parceiras desse importante evento, juntamente com a IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores e o governo do Pará. O Fórum Mundial de Bioeconomia, é o maior evento sobre bioeconomia do mundo.
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista.
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
PSFs orientam sobre obesidade em crianças e adultos em Lucas do Rio Verde
julho 27, 2021
SAÚDE
Saúde notifica ao Ministério Público pessoas que tomaram mais de uma vez a 1ª dose da vacina contra a Covid-19
julho 27, 2021