26.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioCENÁRIO AGROContra tabelamento do frente, 75 entidades enviam carta a Bolsonaro

Contra tabelamento do frente, 75 entidades enviam carta a Bolsonaro

Por ABIOVE

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) foi uma das 75 entidades que enviaram ao presidente eleito da República, Jair Bolsonaro, carta aberta contra o tabelamento do frente. O texto traz argumentos de representantes do setor produtivo para que essa medida equivocada não perdure no próximo governo. A seguir, a carta na íntegra.

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE ELEITO, MINISTROS INDICADOS E ÓRGÃOS DE ESTADO


--Continua depois da publicidade--

TABELA DO FRETE IMPACTA CADEIA DE ABASTECIMENTO, PREÇO DOS ALIMENTOS E É ENTRAVE PARA PLANOS DE CRESCIMENTO E GERAÇÃO DE EMPREGOS

Senhor Presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, e equipe do futuro governo:

“É sempre bom não haver tabelamento.” Quando o Brasil enfrentou a hiperinflação nos anos 1980, o governo tomou a equivocada decisão de tabelar preços no país. Não deu certo, e a sociedade brasileira pagou um preço elevado com desemprego, baixa competitividade, desabastecimento de produtos e alto custo de alimentos.

A Tabela de Fretes (Lei 13.703/18), medida que foi tomada de forma apressada, sem o devido debate com a sociedade e avaliação de suas consequências para a economia, traz, 30 anos depois, esse fantasma de volta para a sociedade brasileira.


--Continua depois da publicidade--

É sempre bom não haver tabelamento, pois o tabelamento representa aumento de 100% no custo de transporte e inflação nos alimentos. Com isso, o custo de vida da população aumentará, assim como o custo de produção, o que desestimulará o setor produtivo a investir e gerar empregos.

É sempre bom não haver tabelamento, pois ele gera insegurança jurídica e desrespeita a Constituição. São mais de 60 questionamentos judiciais contra a tabela de fretes, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), além do questionável processo de regulação proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que não respeitou prazos e passará a multar empresas antes mesmo de definir as regras que devem ser obedecidas sobre a tabela de fretes.

É sempre bom não haver tabelamento porque os mais credenciados especialistas afirmam que ele não soluciona os problemas de transporte, infraestrutura e logística no país, apenas os acentua sem fornecer nenhuma melhoria para o futuro.

É sempre bom não haver tabelamento, pois ele atrapalha a competitividade da economia brasileira ao aumentar a burocracia e os custos dos produtos brasileiros para os mercados domésticos e internacionais. Isso atrapalhará, em especial, as exportações de produtos de maior valor agregado, que ficarão mais caros do que seus concorrentes internacionais, e impedirá que mais recursos estrangeiros venham para o Brasil.

As entidades signatárias desta carta querem que o Brasil cresça, gere empregos, aumente suas exportações e se torne cada vez mais competitivo no mercado internacional. Para isso, “é sempre bom não haver tabelamento”.

Depositamos nossa confiança no novo governo e nas instituições de Estado para que esse gravíssimo equívoco seja corrigido com a mesma urgência que o Brasil tem em voltar a crescer.

Sem mais, agradecemos a atenção, confiantes na melhor decisão.

ASSOCIAÇÕES SIGNATÁRIAS


--Continua depois da publicidade--

ABAG, ABAL ,ABBA, ABCP,ABCS, ABCZ, ABEVD, ABIA, ABIARROZ, ABIEC, ABIFUMO, ABIMAPI, ABIPLA, ABIQUIM, ABIR , ABIT, ABITRIGO, ABPA, ABPO, ABRA, ABRABE,ABRAFRIGO, ABRAMILHO , ABRAPA , ABRASS, ABRINQ, ACEBRA, ACRIMAT, AENDA , AGROBIO, ALCOPAR, AMPA , ANDEF, ANEA , ANEC, ANUT, APROSMAT, APROSOJA MS, APROSOJA BR, APROSOJA MT , BIOSUL, CBIC, CECAFÉ, CERVBRASIL, CITRUS BR, CNC, ELETROS, FAEP FAESP, FAMATO, FENSEG, FIEC, FIEP, FINDES, FIRJAN, FNBF , FNS.

GRUPO FARMABRASIL

IBÁ, OCB ,ORPLANA , SIMABESP , SINDAN , SINDICERV , SINDITABACO , SINDIVEG , SIPLA , SNIC SRB, UNICA, UNIPASTO, UDOP , VIVA LÁCTEOS, CNI


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SUSTO
Caminhonete com assessores de senador capota em Mato Grosso
junho 20, 2021
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021