27.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 15 maio, 2021
InícioCENÁRIO AGROCompanhia Nacional de Abastecimento (CONAB) vai oferecer à iniciativa privada parcerias na...

Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) vai oferecer à iniciativa privada parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagens

Por Mauricio Picazo Galhardo

ARMAZÉNS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai oferecer à iniciativa privada a oportunidade de parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagem. O primeiro passo foi dado, durante a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) para deliberar sobre novos empreendimentos a serem qualificados no âmbito do programa.

COOPERATIVAS

Um decreto publicado pelo governo federal, estabelece novas regras básicas para implementação do Cadastro Nacional do Agricultor Familiar (CAF). O objetivo é ampliar a participação das cooperativas e associações em programas e ações governamentais destinados a atender às formas associativas desse público-alvo, organizadas em pessoas jurídicas.

ONU

O vice-presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, recebeu um convite oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o chamado Champions Network for the Food System Summit, grupo de lideranças que está preparando o debate para a Cúpula de Sistemas Alimentares 2021, que vai acontecer na ONU em Setembro.

FRUTAS

As exportações de frutas no 1º trimestre de 2021 aumentaram 7% em volume comparado ao mesmo período que no ano anterior, o que demonstra que o setor continua em crescimento mesmo com todos as incertezas, principalmente nas questões de logísticas, causadas pela segunda onda do Covid-19. O setor exportou mais de 245.000 toneladas de frutas.

CARBONO

O professor de agronegócio global do Insper Marcos Jank afirmou, em entrevista à CNN, que o desmatamento ilegal é o “calcanhar de Aquiles” do Brasil. Segundo o docente, as emissões de carbono seriam muito menores no país caso essa questão fosse solucionada. “Há uma grande oportunidade nessas grandes negociações que virão esse ano, mas temos o problema do desmatamento”.

AMÉRICA LATINA

Os desafios para a conectividade na área rural na América Latina foram tema de uma transmissão ao vivo transmissão ao vivo do projeto AgEvolution Talks. O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, e o consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Frederico Bert, destacaram os gargalos do acesso à internet no meio rural.

AVALIAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), promoveu, um workshop para debater e avaliar a regulamentação e os resultados do Selo Arte. Até o momento, foram concedidos 97 selos para 140 produtos, segundo o Mapa.

COMPRADORES

Os produtos apícolas brasileiros têm se destacado em 2021 com o aumento das vendas para outros países. Somente em março deste ano, o Brasil exportou US$ 17,5 milhões, um crescimento de 164,3% na comparação com março de 2020. Os Estados Unidos foram o principal mercado comprador dos produtos apícolas, com 70,7% do total. Em seguida aparecem União Europeia (11,2%).

AJUDA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez, leilões de venda de arroz em casca à granel e compra simultânea de 8 mil toneladas do grão beneficiado, que serão destinados à doação internacional para Moçambique, no sul da África, e ao Líbano, no Oriente Médio. A distribuição do volume é de 4 mil toneladas para cada país.

MERCOSUL

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a necessidade de reavaliação e flexibilização do Mercosul para que o Bloco econômico se modernize e cumpra os objetivos para os quais foi criado há 30 anos. Esse processo, segundo ele, passa pela redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) e pela possibilidade de os países-membros realizarem negociações comerciais independentemente de seus pares do Bloco.

CONSUMO

Após pouco mais de um ano de pandemia, é possível afirmar que a cadeia de alimentação no Brasil se manteve relativamente firme, devido à sua essencialidade e à consequente manutenção de suas atividades. Contudo, a queda da atividade econômica, as restrições na comercialização em importantes canais de escoamento e as mudanças dos hábitos de consumo do brasileiro afetaram o setor de frutas e hortaliças.

MOAGEM

A primeira quinzena da safra de cana-de-açúcar, 2021/2022 foi marcada pelo ritmo mais lento da produção em relação ao ciclo anterior. Ao todo, foram processadas 15,63 milhões de toneladas frente 22,5 milhões da safra 2020/2021 (-30,57%).


* Mauricio Picazo Galhardo é jornalista. – Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Morador de Lucas do Rio Verde cai em golpe e tem prejuízo de mais de R$ 25 mil
maio 14, 2021
SAÚDE
Lucas do Rio Verde é 2º na classificação regional e sobe para 41º no ranking estadual em vacinação contra Covid-19
maio 14, 2021