27.7 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 13 junho, 2021
InícioCENÁRIO AGROComissão aprova uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais

Comissão aprova uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais

Aviador há mais de 25 anos, Comandante Antônio Carlos comemora mais esta conquista para a aviação agrícola.
Por Cenário MT

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados aprovou ontem, terça-feira (11), por unanimidade, o Projeto de Lei 4.629/2020, para incluir o uso da aviação agrícola nas diretrizes e políticas governamentais de combate a incêndios florestais.

O relator, Deputado Zé Vitor (PL-MG), ressaltou a relevância do projeto, permitindo que aviões agrícolas em período de entressafra contribuam no combate aos incêndios florestais. A presidente da Comissão, Deputada Carla Zambelli (PSL-SP), também ressaltou a importância da iniciativa e disse que trabalhará junto à base do governo para agilizar a tramitação do PL 4629/2020.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e depois para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Todos os deputados que se pronunciaram durante o debate exaltaram a iniciativa de utilizar os aviões agrícolas no combate a incêndios florestais!

Com 25 anos de profissão e mais de 18 mil horas de voo, o piloto agrícola, Antônio Carlos da Silva, ou ‘Comandante Antônio’ como é conhecido em Lucas do Rio Verde e região, comemorou a aprovação do projeto junto a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“É com muita alegria que a aviação agrícola comemora a aprovação do projeto pela Comissão de Meio Ambiente. Nós já tínhamos essa autorização através do registro brasileiro de aviação civil. A Lei 137, parágrafo 12 prevê o uso de aeronaves agrícolas no combate a incêndios florestais, mas tropeça na falta de conhecimento de alguns políticos e com esse projeto, ficará muito mais fácil conseguir viabilizar a aviação agrícola para auxiliar no combate a incêndios em campos e florestas”, ressaltou Comandante Antônio Carlos.

O aviador lembrou que o uso de aeronaves agrícolas no combate ao incêndio ocorrido ano passado (2020) no Pantanal Mato-grossense, foi fundamental para conter o fogo que se alastrou e destruiu mais de 23 mil km² do bioma.

Aviação agrícola brasileira entrega ao Ministro Ricardo Salles, projeto sugerindo criação do Plano Nacional de Combate a Incêndios

Com recorde de produção, Grupo Gemi homenageia piloto luverdense


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMUNIZAÇÃO
Lucas do Rio Verde imuniza 750 pessoas em Dia de Campanha contra a Covid-19
junho 13, 2021
Lucas do Rio Verde
Estrutura esportiva de Lucas do Rio Verde é destaque durante competição de futsal
junho 12, 2021