CAT Sorriso apresenta balanço de 2024 e faz planejamento para 2025

Fonte: Assessoria

whatsapp image 2025 01 08 at 18.09.15 1

Neste ano, o CAT Sorriso se dedicou a fortalecer tanto o agronegócio em média e larga escala, quanto a Agricultura Familiar. Sempre com foco na promoção de práticas sustentáveis. Foram realizados diversos eventos, workshops, encontros técnicos e treinamentos com especialistas em diversas áreas como fruticultura, horticultura, piscicultura, apicultura, com especialistas nessas áreas, para levar mais conhecimento e incentivo ao desenvolvimento de boas práticas agrícolas e ambientais aos produtores.

Para isso o CAT contou com parcerias com instituições públicas e privadas, como a Prefeitura de Sorriso, IFMT, SEBRAE, Empaer, Cargill, Idh, Embrapa Agrossilvipastoril, além de empresas que acreditam na seriedade do trabalho prestado.

Cristina Delicato, coordenadora do CAT Sorriso, fez uma avaliação positiva do trabalho realizado em 2024. “Sem dúvidas 2024 foi um ano desafiador porque o CAT desenvolve várias frentes de trabalho, nós temos, por exemplo, o projeto de recuperação das nascentes do rio Lira, a educação ambiental e o Projeto Cultivando Vida Sustentável, que envolve três vertentes que são: a recuperação de áreas degradadas, apoio à agricultura familiar e a certificação da soja, de média e larga escala. Então foi um ano muito proveitoso, de muito trabalho, o CAT tem uma equipe maravilhosa, muito engajada e comprometida com as atividades. E checamos sempre os nossos KPIs, nossos índices de acompanhamento de resultados, visando melhorar cada vez mais o nosso desempenho em busca de uma constante evolução. Diretamente são muitas famílias impactadas e beneficiadas com os projetos do CAT. Sem falar da recuperação florestal, onde já plantamos cerca de 12 mil mudas de espécies nativas na recuperação das nossas matas ciliares, no entorno das nascentes, que também implicam em benefícios para a sociedade”.

Certificação de propriedades

Uma das principais frentes de trabalho do CAT Sorriso é a certificação de propriedades rurais, por meio da RTRS – (Mesa Redonda de Soja Responsável), uma associação internacional que promove o crescimento da produção, do comércio e do uso de soja responsável, atendendo aos mais altos padrões de sustentabilidade, com foco na proteção das florestas, da biodiversidade, da saúde do solo e da saúde humana, para que todos tenham um futuro sustentável.

Para Cristina este foi um ano excelente para a certificação, aumentando o número de propriedades certificadas de 37 para 49, onde o produtor rural, além de obter maior organização de sua fazenda, ainda recebe um bônus por esta certificação. “A cerca de 12 anos, desde 2014 estamos desenvolvendo um trabalho com os produtores interessados em fazer parte da certificação da soja pela RTRS, uma certificadora internacional, que atua indiretamente na gestão da propriedade, porque todos os requisitos da certificação contribuem significativamente na evolução e na gestão das propriedades rurais e a cada tonelada de grão produzido pelo produtor gera um crédito e esse crédito vai para uma plataforma, é comercializado junto ao mercado internacional e esse valor é revertido para o produtor como pagamento pelos serviços ambientais”.

whatsapp image 2024 10 26 at 16.30.28

Apoio à Agricultura familiar

O CAT prestou relevantes serviços voltados ao apoio e fortalecimento da Agricultura Familiar em Sorriso e outros municípios da região, como Vera, Boa Esperança e Nova Ubiratã. O objetivo do CAT é proporcionar melhores condições de permanência dos trabalhadores no campo, para que as famílias possam continuar produzindo alimentos de forma sustentável, preservando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento rural.

“A certificação pede em seu escopo de trabalho junto ao padrão RTRS, que tenhamos um território produtivo sustentável, então a gente faz um trabalho para poder auxiliar a agricultura familiar, a crescer, se desenvolver para poder produzir cada vez mais e com mais qualidade para se tornar um grande produtor, em menor escala, mas um grande produtor, porque tem pessoas fazendo trabalhos fantásticos em um, dois hectares. Mostrando que quem quer produzir, produz. E nós estamos aqui para ajudar quem quer produzir”, afirmou Cristina.

Lançamento do selo da agricultura familiar

Lançado em maio de 2024, o Selo Identificação de Origem dos Produtos da Agricultura Familiar foi criado pelo CAT, por meio do projeto cultivando vida sustentável para dar mais visibilidade e proporcionar ao consumidor que possa fazer a rastreabilidade dos produtos da agricultura familiar da nossa região, conhecendo como são produzidos.

O projeto foi elaborado e desenvolvido pela zootecnista e auxiliar de campo do CAT, Andreia de Sousa, que falou que o objetivo do selo, que é valorizar e dar autenticidade aos produtos. Ela comemorou os resultados alcançados no ano de 2024, com a adesão de 15 produtores. E citou também as capacitações e consultorias prestadas.

“O ano de 2024 foi marcado por muitos acontecimentos, foi um ano de muitas atividades, de muito aprendizados, muitos eventos realizados, muitos lançamentos. Tivemos o lançamento do Projeto do Selo de Origem dos Produtos da Agricultura Familiar, no qual tivemos resultados expressivos com os produtores. Tivemos também destaque na consultoria com cooperativas e associações onde o CAT veio como um apoio para que eles pudessem se desenvolver da melhor forma. Trabalhamos com várias capacitações nas áreas produtivas da piscicultura, horticultura, fruticultura e apicultura. E tivemos o lançamento da primeira unidade demonstrativa dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) estão sendo promovidos como uma ferramenta eficaz para auxiliar os produtores rurais do Assentamento Jonas Pinheiro no restauro de suas áreas de passivo ambiental. Esses sistemas combinam a produção agrícola com o reflorestamento, criando um ambiente sustentável que recupera a biodiversidade e melhora a qualidade do solo”, afirmou Andreia.

whatsapp image 2024 12 09 at 19.21.29

Cursos, visitas, eventos, participações em concursos

“Nós realizamos vários intercâmbios onde levamos produtores tanto dentro, como fora do estado em concursos de relevância, também levamos produtores para conhecerem outras realidades em outros municípios se destacando a missão SEBRAE, onde a gente levou cinco produtores da região, tivemos muitos projetos voltados as mulheres, rodas de conversas, treinamentos sobre gestão, de branding pessoal, coisas inovadoras que vieram para somar no dia-a-dia da mulher, sempre com muitas parcerias como o SEBRAE, prefeitura, secretaria de agricultura familiar, com a Cresol, entre outros parceiros”, relembrou Andreia.

Agricultura Familiar em 2025

“Neste ano de 2025 a gente já vem trabalhando em cima das pautas que já desenvolvemos na agricultura familiar que são as capacitações, realização de mais uma unidade demonstrativa do SAF que vamos fazer este ano, dar continuidade ao projeto do selo da agricultura familiar, que tem muitas etapas e teremos novidades ao longo deste ano, eventos voltados à capacitação nas áreas da  horticultura, fruticultura, carne e peixe, que estão sendo ainda planejadas para acontecer neste ano, consultorias com cooperativas e associações e neste ano a gente quer trazer um modelo novo para dentro da agricultura familiar que é a criação de campanhas voltada s para assuntos que são relevantes para o CAT, como a coleta de resíduos e de embalagens de defensivos, e também trabalhar a saúde do produtor rural, trazer esta atenção para a saúde física e mental do produtor, bem como a prevenção de doenças ocupacionais para proporcionar mais saúde e bem-estar, para que eles possam continuar produzindo os alimentos que chegam às nossas mesas”, afirmou Andreia.

Projeto Águas do Lira

O Projeto Águas do Lira, promove a revitalização de nascentes do Rio Tenente Lira em Sorriso e impulsiona o reflorestamento e a conservação ambiental. O projeto também conta com muitos parceiros como a Prefeitura de Sorriso, Secretaria Municipal de Educação, IFMT e passou a contar com o apoio do Ministério Público, o projeto conta com o envolvimento de alunos de escolas municipais e particulares de Sorriso. A iniciativa já catalogou 109 nascentes ao longo do Rio Lira, das quais 60 necessitam de intervenção.

A engenheira agrônoma e assistente de campo do CAT, Luciana Pereira, que coordena o projeto está muito otimista com os resultados alcançados até o momento. E diz que tem a expectativa de conseguir mais parceiros, mais financiadores para concluir a recuperação das 60 nascentes.

“Nós só temos a agradecer a parceria com o MPE como a Fix, a Agro Baggio e outros parceiros que nos ajudaram a recuperar novas nascentes e fazer manutenção nas nascentes que fizemos anteriormente. Então foi um ano muito produtivo, de muito esforço, a gente sabe que é um trabalho a longo prazo, é um trabalho lento, porque nós temos que produzir as mudas, aguardar a época das chuvas para fazer os plantios nas áreas de recuperação. Estamos muito felizes com nossos parceiros e precisamos de mais parcerias, então nós estendemos o convite a outros empresários, as multinacionais que tenham interesse em nos ajudar a recuperar o Rio Lira, podem nos procurar, a gente está aberto a conversa, venham conhecer o trabalho do CAT, que é um trabalho sério, de responsabilidade ambiental voltado para o nosso município. Nosso sonho é que a comunidade e os empresários, que queiram nos ajudar a revitalizar, a cuidar das nossas nascentes”, afirmou Luciana.

Quase 12 mil mudas de árvores plantadas

Já foram plantadas pela equipe do CAT de 10 mil mudas, sendo na nascente 53 (Bela) 1.668, na nascente 50 (Ipês) 3.166, na nascente 47 (Barriga Verde) 1.720, na nascente 58 (Olho D’água) 3.710 e agora para o ano de 2025, temos as nascentes 28 e 29 onde serão utilizadas em torno de 1.640 mudas, totalizando até este mês de janeiro, mais de 12 mil mudas plantadas no projeto Águas do Lira. São utilizadas mais de 20 espécies diferentes em cada nascente.

Projeto O Agro na Escola

Luciana comemora a grande parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sorriso. “A secretaria sempre foi nossa parceira e acredito que neste ano não será diferente. Temos o livro “O Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso” lançado pelo escritor Xico Graziano e a gente quer dar continuidade ao projeto O Agro na Escola e divulgar esse trabalho, divulgando o livro nas escolas municipais e temos uma grande parceria também com as escolas particulares e fazer com que as crianças conheçam o agro, saibam o que acontece no agro. Esse livro é um material excelente que o Xico fez e a gente quer divulgar esse trabalho nas escolas, bem como as cartilhas. Esse ano a gente vai ter o lançamento da oitava cartilha, estamos desenvolvendo o tema que será abordado nessa nova cartilha para trabalhar com a conscientização das crianças do nosso município.

Sorriso vivo, educação ambiental, lançamento livro, cartilhas

Um dos primeiros projetos do CAT, lançado em 2005, o projeto Sorriso Vivo se tornou um programa que desenvolve uma série de outras ações, entre elas, a distribuição da Cartilha “Amigos da Terra” lançada em 2006, de lá para cá já foram lançadas oito edições do material que é distribuído nas escolas. No ano de 2024 o CAT Sorriso, em parceria com o escritor Xico Graziano lançou o livro: O Agro e o Desenvolvimento de Mato Grosso. Tendo o mesmo objetivo: promover a conscientização dos alunos de escolas públicas e privadas sobre a importância de se produzir e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais.

A coordenadora do CAT também ressaltou a importância desse grande projeto do CAT: “O CAT Sorriso desde a sua fundação, escolheu como um dos seus caminhos, levar informação e conhecimento as nossas crianças, porque elas são quem puxa a calça do pai e da mãe para mudar toda sua rotina. Então nós realizamos um trabalho junto as escolas, conscientizando as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente hoje para o futuro delas, a questão da reciclagem, da compostagem, da reutilização, de reaproveitamento, de proteger as nossas matas, de combater a caça e a pesca predatória, enfim, tudo o que é relacionado ao bem-estar e ao meio ambiente, o CAT vem trabalhando com as crianças todo esse tempo”.

dji 0213 scaled 1 scaled

Planos para 2025

“Nós queremos ampliar ainda mais as propriedades certificadas. Cada vez mais produtores estão vendo a necessidade e a importância deles também serem certificados. E com essas áreas consolidadas que compõe Sorriso, muitos produtores podem aderir à certificação e também podem receber pelos serviços ambientais que promovem nas propriedades deles. A certificação ela veio para ficar e estamos aumentando gradativamente a quantidade de produtores participantes dessa campanha e vamos intensificar o trabalho do selo da agricultura familiar, porque queremos que a nossa região seja uma referência na produção de produtos de origem da agricultura familiar no coração de mato grosso. Na área de educação ambiental já começamos a pensar na oitava edição da cartilha, vamos começara agora a elaboração do conteúdo dessa nova cartilha, que deve ser lançada no segundo semestre. E temos projetos de muitos outros trabalhos que pretendemos desenvolver sempre aumentando o leque de atividades e pensando no foco da responsabilidade ambiental e social para que possamos melhorar cada vez mais a vida de todos nós nesse planeta”. (Cris Delicato).

Resumo do ano de 2024

Certificação de 49 fazendas pela RTRS;
Lançamento do Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar, com a adesão de 15 produtores;
Inauguração do viveiro de mudas Cultivando Vida Sustentável em parceria com o IFMT e com o apoio do MPE;
Lançamento do livro O Agro e o Desenvolvimento de MT, com destaque para a importância do agronegócio no estado;
Realização do Workshop Integração Lavoura Pecuária – em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril e outros parceiros;
Realização da 11ª edição do Fórum Mulheres do Campo;
Promoção de workshops, treinamentos, dias de campo, encontros técnicos e capacitações por meio do projeto cultivando vida sustentável, para ampliar conhecimentos sobre práticas sustentáveis;
Realização do intercambio missão SEBRAE  2024, em Brasília proporcionando conhecimento sobre novas realidades e trocas de experiência entre produtores;
Realização da Field Trip 2024 com a participação de representantes de 16 municípios que compõe o CIDESA;
Participação em eventos nacionais e internacionais, entre eles a conferencia da RTRS e da IDH;
Apoio a participação de produtores em concursos dentro e fora do estado de MT, com produtores sendo finalistas e premiados;
Implantação de unidades demonstrativas de SAF – Sistemas Agroflorestais, em parceria com a Prefeitura, IFMT e Embrapa.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.