23.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 14 abril, 2021
InícioCENÁRIO AGROBlitz educativa em Mato Grosso: Pesca profissional, esportiva e amadora

Blitz educativa em Mato Grosso: Pesca profissional, esportiva e amadora

A ação foi uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental
Por CenárioMT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizaram uma blitz educativa nas Estradas Parques Transpantaneira e Porto Cercado e na Colônia de Pescadores Profissionais Z-11, em Poconé, na segunda-feira (01.03). O objetivo da ação foi orientar pescadores amadores e profissionais sobre a abertura da pesca nos rios federais, que abrange rios do Pantanal.

“Uma das metas da blitz educativa foi sensibilizar e orientar as pessoas que vem fazer o turismo de pesca sobre as boas práticas e cuidados, como as questões de resíduos por exemplo. O objetivo é trabalhar com a comunidade transpantaneira e também nas pousadas, fazendas nos meses de março e abril falando sobre a pesca mas também sobre questões como prevenções de incêndios florestais”, explica a superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, que representou a Sema junto com a Superintendência de Biodiversidade.


--Continua depois da publicidade--

Uma das instruções dadas aos pescadores foi a emissão da carteira de pesca, tanto amadora como profissional, sobre como e onde tirar. As informações foram repassadas por meio de cartilhas orientativas e de forma verbal pelos servidores presentes. Limites de pescado que podem ser capturados e transportados também foram informados, que é de 125 kg por semana para pescador profissional e 5 kg e um exemplar para o amador.

Também foram explicados assuntos de competência da Sema como autorização para estudos científicos, cadastro de veículo para transportar pescado, emissão de guias e declaração de pescado, recebimento de Declaração de Estoque de Pescado na Piracema, ações de fiscalização e educação ambiental e as competências do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), que incluem resoluções e normativas sobre a pesca.

Outra cartilha distribuída trazia informações de boas práticas de pesca esportiva com recomendações como a de buscar praias em que os pescadores esportivos possam descer da embarcação e realizar o manuseio correto do exemplar, esclarecimentos sobre o turismo de pesca e instruções de como manusear o peixe, forma correta de retirar o animal do anzol, tempo de exposição fora da agua, como fazer a soltura e equipamentos de pesca que devem ser utilizados.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA
Davi Paré reassume presidência do Conselho de Segurança de Lucas do Rio Verde
abril 14, 2021
PREMIADOS
Luverdense sorteia TV’s e prêmios em dinheiro a torcedores que compraram camisetas do clube
abril 14, 2021