Avanço da semeadura e fraca demanda pressionam valores do trigo

Fonte: Assessoria

Mapa publica preços mínimos para o trigo em grãos e semente de trigo da safra 2024/2025

Os preços do trigo seguem enfraquecidos no mercado doméstico. Pesquisadores do Cepea indicam que a pressão vem das desvalorizações externa e cambial, do avanço da semeadura no Brasil e da fraca demanda doméstica. Muitos agentes de moageiras demonstram estar abastecidos, enquanto outros trabalham com o trigo importado.

Triticultores, por sua vez, estão focados nas atividades de campo. Diante disso, pesquisadores do Cepea relatam que a liquidez é baixa no mercado interno. No campo, a Conab aponta que, até dia 7 de junho, 42% da área destinada ao trigo havia sido semeada no Brasil. E, em relatório divulgado neste mês, a Conab estima a área de trigo em 2,67 milhões de hectares, 1% abaixo do indicado em maio e 12,6% inferior à da safra de 2024.

A produção é prevista em 8,192 milhões de toneladas, queda de 0,8% frente ao relatório anterior, mas alta de 3,8% sobre o volume da safra passada. A produtividade está estimada em 3,06 t/ha, aumento de 0,3% frente ao relatório anterior e 18,9% acima da temporada anterior.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT