Área de soja em Mato Grosso pode crescer 1,67% na safra 25/26, aponta Imea

Fonte: CenarioMT

lavoura de Soja 0002

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou esta semana sua primeira projeção de área plantada com soja para a safra 2025/26 em Mato Grosso. A estimativa inicial indica um crescimento de 1,67% em relação à safra anterior, totalizando 13,00 milhões de hectares cultivados com a oleaginosa no estado.

Apesar do avanço, o instituto destaca que a valorização da soja ainda é tímida, o que tem limitado o entusiasmo dos produtores em expandir a cultura de forma mais acelerada. O cenário de mercado atual não tem proporcionado estímulos suficientes para investimentos expressivos em novas áreas.

Entre as regiões do estado, o maior destaque ficou para o Norte e o Nordeste, com aumentos estimados de 3,07% e 3,00%, respectivamente. Esses avanços regionais compensam, em parte, o crescimento mais contido em outras localidades.

A análise do Imea reforça que o comportamento do mercado nas próximas semanas será decisivo para consolidar ou ajustar as expectativas dos produtores quanto à área efetivamente plantada no ciclo 25/26.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT