Aprosoja-MT alerta agricultores para que fiquem atentos à notificação do CAR Digital

A Sema-MT está notificando os produtores que possuem cadastros elegíveis para que eles confirmem ou recusem os dados de suas propriedades

Fonte: Assessoria

propriedade rural armazem
Foto: Leandro Andrade / Fábrica Onze

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) está notificando gradativamente agricultores que possuem cadastros elegíveis de suas propriedades sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Digital. Uma notificação será encaminhará aos produtores rurais, ou a seus cadastrantes, contendo todos os dados da propriedade para que eles analisem se estão corretos ou não.

A regulamentação do CAR Digital foi divulgada no dia 27 de março deste ano, por meio do decreto de n.º 780. Desde então, agricultores mato-grossenses, vêm sendo notificados gradativamente.

Até o momento, a Sema entrou em contato com agricultores com cadastros elegíveis dos municípios de Diamantino, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e Sorriso. Apenas 20% dos cadastros elegíveis dos sete municípios deram a resposta.

Atenção aos prazos

A notificação da Sema tem um prazo de 30 dias para que os produtores rurais tomem ciência dela. Ao final do prazo, o produtor que não apresentar resposta será automaticamente considerado ciente.

Após este prazo, os agricultores terão 90 dias para aceitar ou recusar os dados do CAR. Em caso de recusa, o produtor rural deve justifica-la. Caso não se manifeste, o agricultor terá seu CAR suspenso.

Para tirar dúvidas sobre o CAR, o produtor pode entrar em contato com o Canal do Produtor da Aprosoja-MT por meio do número (65) 3027-8100.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.