35.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 01 agosto, 2021
InícioCENÁRIO AGROAgricultura 4.0: o poderoso e promissor mercado para a Tecnologia da Informação...

Agricultura 4.0: o poderoso e promissor mercado para a Tecnologia da Informação e Comunicação

Por Mario Gervais

Mais de nove bilhões de pessoas no planeta para alimentar-se nos próximos 40 anos. Essa é a previsão feita pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Imagine o quanto será necessário para gerar comida o suficiente para todos? O quanto de cada grupo alimentar tais como os sais minerais, fibras, carboidratos, gordura e proteína, deverão ser gerados para alimentar todo o planeta?


--Continua depois da publicidade--

A demanda mundial de alimentos vem em uma crescente bastante expressiva nos últimos tempos e, consequentemente, para que possamos atender toda essa população, e toda essa estimativa projetada do aumento da população mundial, será necessário produzir uma grandeza de aproximadamente 70% mais grãos e cereais em geral, frutas, legumes, entre outros, para que seja possível suprir as necessidades de todos os países.

Com este cenário, o Brasil possui inúmeras possibilidades de crescimento econômico. Nos últimos anos, tivemos uma mudança bem razoável, no que diz respeito às importações de alimentos. Antigamente, o cenário era de necessidade de se importar alimentos, e hoje, o país está se tornando um dos maiores exportadores de alimentos no mundo.

Surge então, o que foi chamado de Agricultura 4.0, também, denominada, agricultura de precisão e, mais além, agricultura digital. É uma revolução que está totalmente conectada com as tecnologias do mundo digital. Plataformas digitais com forte viés de integração e análise de dados, começaram a surgir por volta de 2017, no Brasil, chegando ao campo, oferecendo soluções de automatização e customização de toda a cadeia produtiva.

Do ponto de vista tecnológico, temos muitos conceitos envolvidos e utilizados para esta transformação digital. Vai desde a biotecnologia até a infraestrutura de alta conectividade, para otimizar todas as etapas do ciclo produtivo.


--Continua depois da publicidade--

Aplicações reais de automação utilizando IoT (Internet das coisas) com sensores conectados ao maquinário e dispositivos móveis, Big Data (armazenamento de dados em larga escala), conectividade de alta performance com a adesão do 5G em campo; GIS (Geographical Information System) para o monitoramento e coleta de dados, processamento e geração de dados para tomada de decisões. Enfim, podemos aplicar de forma clara e real conceitos e ferramentas relacionadas ao BI (Business Intelligence), BA (Business Analytics), Machine Learning e Deep Learning.

Por meio de uma infraestrutura planejada e dimensionada para coletar um volume em larga escala de dados (Big Data) como, por exemplo, dados sobre o clima, pragas, análise de solo, análise de mercados, informações sobre insumos, bolsa de valores, informações sobre política e questões sanitárias, é possível a criação de modelos preditivos cada vez mais inteligentes. Isso é a aplicação com forte viés de ferramentas e conceitos de Data Science.

Portanto, hoje, temos um verdadeiro arsenal, com poderosas ferramentas para trazer inúmeros benefícios aos produtores rurais, tais como: redução de custos, aumento da eficiência produtiva e territorial, base histórica para melhorias contínuas de processo e conhecimento científico, aperfeiçoamento da produção e cadeias produtivas, monitoramento e tratamento do desperdício.

Fazer mais com menos!

Há ainda, melhores condições de se manter o equilíbrio ambiental e respeitar os limites ecológicos do nosso planeta com alta produtividade.

Resumindo: a Agricultura 4.0 ou de precisão é uma plataforma sistêmica, tecnológica, integrada e conectada que está revolucionando a vida no campo rural. Baseia-se no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e já é uma realidade. As oportunidades deste mercado para as empresas de tecnologia e relacionadas são inúmeras. O paradigma de se produzir mais com menos é inevitável e necessária.

Bem-vindos ao presente e ao futuro.

*Mario Gervais é Head of Big Data & Analytics na ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado” em incentivo ao aleitamento materno
agosto 01, 2021
33 anos
Prefeitura anuncia ações voltadas para o aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 01, 2021