Justiça inglesa condena BHP pelo rompimento da barragem de Fundão

O Tribunal Superior de Justiça de Londres responsabilizou a mineradora BHP pelo desastre em Mariana, mas o valor da indenização ainda não foi definido.

Fonte: CenárioMT

Justiça inglesa condena BHP pelo rompimento da barragem de Fundão
Justiça inglesa condena BHP pelo rompimento da barragem de Fundão - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A mineradora inglesa BHP foi condenada nesta sexta-feira (14) pelo Tribunal Superior de Justiça de Londres pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. A empresa é acionista da Samarco, responsável pelo desastre ambiental.

O montante da indenização ainda não foi divulgado.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a decisão, o risco de colapso da barragem era previsível. Sinais de saturação de rejeitos, infiltrações e fissuras indicavam perigo, mas a elevação da barragem continuou sem análise escrita adequada da estabilidade e dos riscos envolvidos.

A Justiça ressaltou que testes de estabilidade indicavam falhas, tornando a continuação das obras imprudente.

[Continua depois da Publicidade]

“É inconcebível que a decisão de elevar a altura da barragem tenha sido tomada nessas condições, quando o colapso poderia ter sido evitado”.

Uma nova audiência está prevista para o segundo semestre de 2026, quando será definido o valor da multa que a BHP deverá pagar.

Dez anos do desastre

No dia 5 de outubro, a tragédia completou dez anos. O rompimento da barragem liberou toneladas de rejeitos, contaminou rios e afetou municípios vizinhos, além de resultar na morte de 19 pessoas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.