O aplicativo Gov.br começou a enviar avisos automáticos sobre o vencimento do passaporte a partir desta quarta-feira (12). A medida, desenvolvida em parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), busca facilitar a renovação do documento e evitar contratempos para os viajantes.
De acordo com o governo, as notificações personalizadas são enviadas pelo serviço de Caixa Postal do aplicativo em três momentos: quando faltam oito meses para o vencimento, três meses antes da expiração e após o documento perder a validade.
A expectativa é que, até 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas recebam esses alertas. Para ter acesso às mensagens, o usuário precisa possuir conta nível Prata ou Ouro na plataforma, que garante maior segurança e acesso completo aos serviços públicos digitais.
O diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, destacou que a iniciativa “simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”.
Caixa Postal
Lançada em fevereiro, a Caixa Postal do Gov.br permite que o governo envie informações personalizadas diretamente aos cidadãos. Desde sua criação, já foram enviadas mais de 30 milhões de mensagens sobre serviços como Enem, Concurso Nacional Unificado (CNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital e programas como Pé-de-Meia.
Plataforma Gov.br
Hoje, a plataforma reúne mais de 4,6 mil serviços digitais federais e 8,7 mil de estados e municípios. Entre os mais acessados estão Assinatura Gov.br, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, Enem, Fies e Carteira Digital de Trânsito.
O nível Prata é concedido mediante reconhecimento facial com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pela validação de dados em bancos credenciados. Já o nível Ouro exige reconhecimento facial pela Justiça Eleitoral ou leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo acesso a todos os serviços públicos digitais disponíveis.


















