Polícia apreende ouro e prende suspeitos por garimpo ilegal em Alta Floresta

Seis suspeitos foram presos com ouro, armas, drogas e materiais usados na extração ilegal de minérios durante operação policial em Alta Floresta.

Fonte: CenárioMT

Polícia apreende ouro e prende suspeitos por garimpo ilegal em Alta Floresta
Polícia apreende ouro e prende suspeitos por garimpo ilegal em Alta Floresta - Foto: PM

Durante uma operação realizada na noite de segunda-feira (23), policiais militares do Mato Grosso apreenderam 591 gramas de ouro e prenderam seis pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha de garimpo ilegal no município de Alta Floresta.

Além do ouro, os militares do 8º Batalhão apreenderam 90 munições, uma porção de maconha e diversos materiais utilizados na extração clandestina de minérios, como carpetes, motores, eletrodos e insumos próprios para atividade de garimpo.

A ação ocorreu durante patrulhamento tático da Operação Tolerância Zero, quando os policiais receberam a denúncia de que um grupo havia invadido uma residência no setor E1. Com apoio da Força Tática, a equipe intensificou as buscas na região e encontrou os suspeitos ainda dentro do imóvel.

Ao perceberem a aproximação dos agentes, os criminosos tentaram fugir pelos fundos da residência, mas foram rapidamente abordados. Na busca pessoal, os policiais encontraram com um dos suspeitos uma porção de droga semelhante à maconha. Durante a varredura no local, também foram localizados dois celulares escondidos — um no telhado e outro sob folhas secas.

Dentro da casa, os militares encontraram, embaixo de uma cama, 591 gramas de ouro e 90 munições. No imóvel, havia ainda grande quantidade de equipamentos e materiais usados para a atividade ilegal de mineração.

Foram apreendidas também duas caminhonetes Hilux, um veículo Creta e um aparelho de internet via satélite Starlink, comumente utilizado em regiões remotas. Aos policiais, os suspeitos confessaram que atuavam na extração de minérios no município de Paranaíta e que alugavam a casa em Alta Floresta para se esconder e armazenar os materiais.

Todos os envolvidos, juntamente com os itens apreendidos, foram encaminhados à delegacia para as providências cabíveis.

Denúncias
A população pode colaborar com as ações da Polícia Militar, de forma anônima, pelos telefones 190 ou 0800.065.3939.