Nova lei em mato grosso combate violência financeira contra idosos

Política Estadual busca proteção e prevenção a crimes financeiros contra a população idosa

Fonte: CenárioMT

Morador de Mato Grosso é condenado a mais de 2 anos por depredação em Brasília
Morador de Mato Grosso é condenado a mais de 2 anos por depredação em Brasília - Foto: CenárioMT

Aprovada recentemente em Mato Grosso, a Lei n.º 12.815/2025 cria a Política Estadual para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra o Idoso, também conhecida como Observatório Estadual da Violência Contra o Idoso. Com o objetivo de enfrentar e prevenir a violência financeira que atinge a população idosa, a legislação, de autoria de um deputado estadual, entra em vigor com diretrizes claras para proteger esse público.

A nova lei estabelece medidas de proteção para evitar a exploração financeira, especialmente em situações onde a vítima é mais vulnerável. A violência financeira pode se manifestar em diversas formas, como a antecipação indevida de herança, movimentações bancárias não autorizadas, venda forçada de imóveis e o uso indevido de bens ou ativos pertencentes aos idosos, sem o seu consentimento.

[Continua depois da Publicidade]

A legislação também exige que os serviços notariais e de registro adotem medidas preventivas permanentes para impedir abusos contra os idosos. Caso ocorram ou mesmo sejam suspeitadas de tais práticas, as denúncias devem ser feitas imediatamente à Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) e ao Ministério Público.

A PJC disponibiliza canais de comunicação, incluindo a Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa, localizada em Cuiabá, para receber as denúncias. O atendimento pode ser feito por meio dos números (65) 3613-8940, (65) 98173-0594 ou por meio da Delegacia Virtual e do Disque Nacional 100.

[Continua depois da Publicidade]

A promulgação desta lei, que entrou em vigor em 28 de fevereiro de 2025, representa um avanço significativo para garantir a proteção e dignidade dos idosos em Mato Grosso, prevenindo que se tornem vítimas de crimes financeiros, muitas vezes cometidos por pessoas próximas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.