Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura a nova sede do Caps

O investimento com recursos próprios é de R$ 155.850,30

Fonte: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Maíra Matos

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Um espaço moderno, acolhedor e com muito mais acessibilidade são características da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I), entregue na manhã desta sexta-feira (1º). O investimento com recursos próprios é de R$ 155.850.30 pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

O prédio passou por um processo de reforma e adequações necessárias para atender às demandas do serviço. A revitalização inclui a pintura de toda a estrutura, troca das portas (ajustadas para proporcionar acessibilidade aos usuários), além de novas janelas, identificação visual, troca de iluminação interna e externa, adequação da rede lógica, mobiliário novo, cercamento com gradil, ampliação do calçamento e paisagismo.

[Continua depois da Publicidade]

A mão de obra foi dos servidores da Secretaria de Saúde e Secretaria de Infraestrutura e Obras. O espaço teve ainda a pintura e identificação do estacionamento, serviços realizados pela Secretaria de Segurança e Pública.

[Continua depois da Publicidade]

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A implantação do serviço em sede própria, com estrutura adequada para funcionamento de diversas atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional, evidencia trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde para garantir a eficiência nos serviços de saúde.

O prefeito Miguel Vaz explica que a nova sede do CAPS I faz parte do Plano de Governo. “Essa entrega é um compromisso nosso de governo para com a sociedade. Um espaço exclusivo, adequado para atender o serviço de saúde para adultos e idosos. É um motivo de muita alegria e de realização de um sonho da Secretaria de Saúde e também da sociedade. O nosso objetivo se torna concretizado”, frisou o prefeito.

O novo espaço contempla salas amplas, com ambiente acolhedor para garantir o atendimento de forma humanizada. A nova estrutura também possibilita a ampliação da contratação de novos profissionais para atuar na saúde mental.

O Caps é o serviço referência para o atendimento de pessoas com intenso sofrimento mental ou transtornos mentais graves. Hoje a unidade atende 1.164 pessoas de todas faixas etárias.

A secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, ressalta que o sentimento é de mais uma conquista. “Sabemos que a partir do momento que veio a pandemia as situações de saúde mental se agravaram muito. É gratificante ver que o nosso Município investe na melhoria de saúde mental, que vai além do atendimento. Temos as ações voltadas para o esporte, para a cultura, os espaços amplos que a Prefeitura tem entregue pra população, ao ar livre, tudo isso contribui para a saúde mental. Então, eu me sinto muito feliz de entregar mais um serviço que, com certeza, vai melhorar os atendimentos de quem de fato está em sofrimento e que precisa ter um espaço acolhedor e moderno”, agradece.

O Caps Feliz Cidade foi implantado em Lucas do Rio verde no ano de 2009. A primeira equipe era composta por um médico psiquiatra, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, assistente social, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um artesão, um auxiliar administrativo é uma zeladora. Hoje, são 13 novos funcionários, incluindo psiquiatras, psicólogos, fisioterapeuta, médico clínico especialista em saúde mental, assistente social, enfermeira, técnica, auxiliar administrativo, zeladora e copeira.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A data também marca o início das atividades da Campanha do Setembro Amarelo. Para dar inicios aos trabalhos, foi plantado de um Ipê-amarelo em frente a unidade. Esse ano a ação tem como tema a Conscientização pela Vida.

Importante ressaltar que, a partir de agora, a nova sede do Caps I, localizado na rua Corbélia nº 1879s, bairro Jardim das Palmeiras, passa a atender o público com idade acima de 18 anos. A antiga unidade, localizada na avenida Pará, Bairro Alvorada, atenderá o público com idade até 17 anos.

Como funciona o atendimento no CAPS I
Em casos eletivos, com serviços agendados, as pessoas devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento. Após acolhimento, cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).

Além disso, o CAPS também atende livre demanda de casos graves e moderados, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 11h, na sexta-feira.

Para uma escuta qualificada, disque 188 (ligação gratuita no Estado), canal de apoio disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .