Governo Federal destaca Espaço de Acolhimento à Mulher no HMC

Secretária nacional de políticas para as mulheres, Criatiane Britto, participou por videoconferência do evento de inauguração

Fonte: CenarioMT

2020 07 20 21:57:11
Luiz Alves

A inauguração do Espaço de Acolhimento à Mulher dentro do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho foi destaque no site do Governo Federal, na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A matéria aponta que o local, inaugurado na última quinta-feira (16), atende mulheres vítimas de violência doméstica 24 horas por dia e conta com equipe multidisciplinar, composta por 12 profissionais, entre psicólogas, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e suporte jurídico. O Espaço conta ainda com a sala do aconchego, sala de acolhimento infantil, recepção e banheiro.

A secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, que esteve presente de forma virtual na inauguração, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá de ser a primeira a implementar o espaço em uma unidade de saúde. “Espero que esse projeto vire referência para todo o país. A nossa secretaria vai analisar o funcionamento desse modelo”, afirmou Britto, que representou a ministra Damares Alves, durante o evento de inauguração.

O Espaço de Acolhimento à Mulher é fruto de uma ideia apresentada pela farmacêutica e ativista dos direitos da mulher, Maria da Penha, ao prefeito Emanuel Pinheiro e à primeira-dama Márcia Pinheiro, em agosto no ano passado, quando esteve na capital mato-grosense. Maria da Penha, que é conselheira do Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM) foi quem inspirou a criação da lei de mesmo nome, em 2006. A Lei Maria da Penha prevê mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A matéria divulgada no site do Governo Federal ressalta ainda que, conforme a secretária municipal da mulher, Luciana Zamproni, a mulher em situação de violência doméstica poderá procurar diretamente o espaço para conseguir apoio jurídico, psicológico e de assistência social, mesmo antes de registrar boletim de ocorrência.

[Continua depois da Publicidade]

 

Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá

 

De acordo com o que foi dito tanto pela secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, quanto pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto no evento de inauguração do Espaço de Acolhimento, em breve, as mulheres em situação de violência também poderão recorrer à unidade da Casa da Mulher Brasileira em Cuiabá. O espaço reunirá, em um só lugar, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. O Governo Federal já empenhou R$ 1,5 milhão para a construção da unidade na capital mato-grossense.

 

Leia a matéria do Governo Federal sobre o Espaço de Acolhimento à Mulher AQUI

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.