Cacique da etnia Paresi morre com coronavírus em Mato Grosso

Fonte: Adriano Soares, TV Centro América

1 455
Foto: Tchelo Figueiredo

O cacique paresí Joãozinho Zonezokae, de 67 anos, morreu nessa quarta-feira (15) vítima do coronavírus (Covid-19) em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

Segundo o chefe da Casa de Saúde Indígena (CASAI), Carlito Okenazokie, a contaminação pelo novo coronavírus foi confirmada por meio de teste rápido.

Carlito lamentou a morte do cacique. Zonezokae que foi uma das lideranças da etnia e buscava os direitos do povo paresí.

Na terra indígena Rio Formoso, que fica a 70km do centro de Tangará da Serra, vivem 215 pessoas divididas em 8 aldeias.

[Continua depois da Publicidade]

As aldeias do povo Paresí, na região de Tangará da Serra foram fechadas para evitar a contaminação indígenas por Covid-19. A decisão atende a uma portaria da Fundação Nacional do índio (Funai).

Mortes de indígenas

No começo deste mês, o governo do estado decretou a formação de um grupo de trabalho central para desenvolver ações de monitoramento e estratégias para reduzir a propagação da Covid-19 nos territórios indígenas em Mato Grosso.

Em Mato Grosso, existem sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas: do Araguaia, Cuiabá, Kayapó-MT, Xavante, Xingú, Porto Velho e Vilhena. A etnia Xavante tem 209 índios contaminados pelo novo coronavírus e 23 mortos em decorrência da Covid-19.