Campanha pede doação de máscaras de mergulho criar para suporte ventilatório a pacientes com Covid-19

Fonte: OLHAR DIRETO

1 404
Foto: Reprodução / Instagram

Uma campanha idealizada por profissionais de fisioterapia de Cuiabá e um professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) busca arrecadar máscaras de mergulho para suporte ventilatório de pacientes com Covid-19. Neste momento, o Estado é o epicentro do coronavírus no Brasil. Além disso, não há produto disponível para compra.

De acordo com a fisioterapeuta intensivista Caroline Brito, as máscaras de mergulho Full Face podem ser adaptadas para serem usadas no ventilador mecânico e ofertar suporte para os pacientes sem necessidade de intubação e sedação.

Em publicação das redes sociais, ela explica: “uma pessoa tratada com suporte não invasivo (VNI) tem alta mais rápido e reduz enormemente a chance de morrer em função da doença que ataca não só o pulmão, mas o coração, os rins, a circulação e outros mais”, afirma.

As máscaras arrecadadas serão distribuídas para todos os hospitais que precisam. “É uma grande oportunidade de ajudar ativamente na mudança do curso do que estamos vivendo”, acrescenta.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda conforme a profissional, não há máscaras disponíveis para compra e as usadas anteriormente não são confortáveis. “A chance do paciente não aguentar usá-las piora a condição clínica deles. Já algumas máscaras adaptadas estão tendo ótima aceitação dos pacientes”, finaliza.

Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato com ela pelo Instagram. A campanha já arrecadou quatro máscaras, até a publicação desta matéria.