Prefeito vistoria local de construção de novo laboratório para testagem em Cuiabá

Obra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público, Instituto Federal de mato Grosso e deputado federal Emanuel Pinheiro Neto

Fonte: CenarioMT

2020 07 14 22:35:23
Felipe Lima

 

O prefeito Emanuel Pinheiro esteve na manhã desta segunda-feira (13), vistoriando o local onde será construído o Laboratório para Análise de Covid-19. A visita foi acompanhada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e de equipe técnica do Instituto Federal de Mato Grosso – campus Bela Vista, instituição parceira que fará uso da estrutura.

O laboratório será construído na modalidade modular, por isso a previsão é de que a estrutura esteja finalizada e pronta para uso em 45 dias, a partir do início das obras.

“Essa grande parceria, necessária em um momento como esse, que vem emprestar a credibilidade, o preparo técnico, qualificação profissional e acadêmica do campus Bela Vista do nosso IFMT, para uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá para lutar pela vida. Como prefeito da capital eu vim para agradecê-los, para reconhecer o trabalho de vocês. O placar normal da COVD-19 é o placar de óbitos, mas e se fosse o placar da vida? Quantas vidas não foram salvas nas unidades de saúde, quantas não foram salvas graças aos testes feitos pelo IFMT? Nós precisamos mostrar também o placar da vida. Infelizmente, um óbito é demais, eu gostaria que não tivesse, trabalho para que não tenhamos mais nenhum óbito realizando parcerias como essa”, comentou o prefeito de Cuiabá.

[Continua depois da Publicidade]

O projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público, Instituto Federal de mato Grosso e deputado federal Emanuel Pinheiro Neto. A estrutura e terraplanagem, no valor de R$100 mil será ofertada pelo IFMT – campus Bela Vista. A instituição é quem vai operar o local, com sua equipe de profissionais voluntários.

“Esse projeto iniciou enquanto eu assistia televisão. Percebi que havia uma necessidade pelos testes. No mesmo dia a noite liguei para a professora Sandra, encaminhamos o projeto ao senhor prefeito, que comprou a ideia e tem nos ajudado desde então. Essa via de mão dupla de várias instituições tem sido muito significativa e nós queremos agradecer ao senhor por isso, dizer da nossa satisfação e nosso reconhecimento pelo trabalho que o senhor tem feito na nossa cidade. É um momento difícil, não é fácil, mas a gente percebe o seu compromisso e serenidade”, agradeceu o professor Deiver Alessandro Teixeira, diretor do IFMT – campus Bela Vista.

O Ministério Público Federal fará o investimento de R$ 1 milhão para custear o restante das obras. Já a Prefeitura de Cuiabá e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto contribuirão com os equipamentos e aquisição dos kits para testagem.

“A gente sabe que hoje as capas das manchetes são sempre as tragédias. Mas aqui a gente encontra o avesso da situação, o lado bom do ser humano, mesmo correndo risco de saúde, mas agindo em favor da sociedade. Desde o início, quando os professores me convidaram para trabalhar e buscar os recursos para compra de equipamentos eu não me furtei, ainda mais sabendo que são voluntários. Então, eu queria somar a luta de vocês e parabenizar cada um, do fundo do coração, pelo ato de honra, de coragem e de espírito púbico em favor de Cuiabá, em favor de Mato Grosso”, disse o deputado Federa.

No novo laboratório serão realizados os testes de IgG e IgM que, diferente do exame RT-PCR já realizado no Campus, permite mensurar a quantidade de anticorpos do novo Coronavirus em amostras de sangue, sendo possível diagnosticar se o paciente tem ou já contraiu o vírus anteriormente.