Prefeitura de Sinop aplica R$ 34 mil em multas

Fonte: CENÁRIOMT

1 185

Durante o último final de semana, Prefeitura e Forças de Segurança do município estiveram reunidos em operação conjunta para fiscalizar os estabelecimentos comerciais com relação às medidas de prevenção contra a disseminação do novo Coronavírus.

O não cumprimento às normas estabelecidas em decreto municipal que prevê, além da utilização de máscaras faciais, a disposição de álcool em gel, também institui o fechamento às 21h e o toque de recolher das 22h até às 5h, levou à notificação de dois estabelecimentos e a autuação de outros cinco. A operação foi realizada à noite e encontrou vários estabelecimentos reincidentes do descumprimento às regras estabelecidas ao comércio para evitar o fechamento total da cidade.

Além de estabelecimentos comerciais, a forças também verificaram as chácaras de lazer que, ûltimamente, têm sido opção para as pessoas se reunirem em festas, o que fere, também, as normas decretadas sobre horários e aglomeração de pessoas.

Durante a sexta-feira e o sábado (03 e 04, respectivamente), dias em que a operação foi estartada, a Guarda Civil Municipal recebeu, pelo menos, 105 ligações telefônicas, das quais algumas eram com pedidos de orientação ao novo decreto (156/2020) e outras de denúncia do não cumprimento.

[Continua depois da Publicidade]

Além da operação conjunta que reúne, Guarda Civil Municipal, Procon, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar em um só comboio e destino, a ação de fiscalização é realizada de forma isolado por todos os entes que percorrem ruas e estabelecimentos do município durante sua rotina diária. Um trabalho que resultou, somente na semana que passou, na notificação de outros nove estabelecimentos comerciais.

As empresas também estão sendo cobradas, notificadas e, em caso de necessidade, autuadas pelo uso da máscara facial, aglomeração e disposição do álcool em gel durante o dia. Na primeira semana de fiscalização com forças conjuntas, há cerca de um mês, durante os quatro dias que envolveram o final de semana, pelo menos R$34 mil em multas foram aplicados.

Os números de pessoas contaminadas pelo Covid-19 sobem a cada dia. Sinop começa a semana com o registro de 1019 casos suspeitos, 845 casos suspeitos (testes rápidos positivados em investigação), 554 casos confirmados e 30 óbitos.