Prevenção a possíveis abusos de policiais é tema de reunião com Ouvidoria e Corregedoria da PM

O foco da reunião foi a tenção na abordagem a pessoas em situação de rua

Fonte: CenárioMT

prevencao a possiveis abusos de policiais e tema de reuniao com ouvidoria e corregedoria da pm 930865

Nesta quinta-feira (02.06) foi realizada uma reunião entre a Corregedoria da Polícia Militar, a Ouvidoria Geral de Polícia, comandantes que fazem a segurança na região central de Cuiabá e representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Também participou o secretário adjunto de Ordem Pública da Prefeitura Municipal de Cuiabá. A pauta era a preocupação com as crescentes denúncias que Ouvidoria vem recebendo sobre suposta violência policial. No segundo trimestre deste ano, foram registradas 29 ocorrências deste tipo. Desse total, 18 são advindas de pessoas em situação de rua, o que corresponde 62% do total das denúncias.

O corregedor da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Daniel Alvarenga, reforçou a necessidade do fornecimento de dados corretos na abertura de denúncias contra policiais. Para ele a preocupação com eventuais abusos “é legítima da parte da sociedade civil organizada, ao mesmo tempo é preciso cautela para que se entenda a abordagem policial padrão e não se confunda com um ato abusivo”. O coronel Alvarenga lembra que é normal um dos policiais estar de arma em punho enquanto outro faz averiguações, “o cidadão pode se sentir constrangido, mas faz parte do procedimento de segurança da própria equipe”, afirma o oficial.

Os representantes deram como encaminhamento a realização de visitas aos quartéis e companhias da PM para dialogar com policiais sobre a importância, o resguardo e a proteção aos Direitos Humanos. O diálogo com a população de situação de rua também é necessário para que, quando forem fazer denúncias, tentem anotar e fornecer mais dados, como hora, local do fato, nome do policial, placa ou número de identificação de viaturas. Isso subsidiará tanto a OGP como a Corregedoria da PM para identificar policiais que venham a cometer violência contra as pessoas em situação de rua.