A fiscalização foi feita em vários bairros de Sorriso e no Distrito de Boa Esperança e culminou no fechamento de aproximadamente 30 estabelecimentos. De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito Ari Lafin no último dia 30, até o dia 13 deste mês ficam suspensas as atividades comerciais relativas a bares, tabacarias, bilhares, canchas de bochas, casas de jogos, dentre outras afins.

“A operação teve como objetivo fiscalizar os estabelecimentos que estão burlando as normatizações referentes ao coronavírus. Fizemos vistorias em diversos bairros da cidade que possuem denúncias de aglomeração e, além das orientações e abordagens, tivemos que fechar estabelecimentos que não poderiam estar funcionando, como consta no decreto”, explica o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil do município, José Carlos Moura.

A operação ainda incluiu fiscalização, notificação e orientação em relação a alvará sanitário, plano de contingenciamento e alvará de funcionamento dos estabelecimentos comerciais. “Lembramos aos comerciantes que o CNPJ do estabelecimento tem que constar como “restaurante” para que possa funcionar durante este período de quarentena estipulado pela Administração Municipal. Além disso, o plano de contingenciamento deve estar aprovado, em cumprimento a norma técnica publicada, bem como os demais documentos e alvarás em dia”, frisa o coordenador da Vigilância Sanitária, Samuel Santos.

[Continua depois da Publicidade]

Vale ressaltar que o decreto ainda prorrogou o toque de recolher em toda área urbana de Sorriso, das 22h às 5h sendo, desta forma, vedado a qualquer cidadão a permanência e o trânsito em vias, equipamentos e locais públicos, sob pena das cominações previstas em Lei.