Prefeito de Sorriso é um dos 125 prefeitos brasileiros “Amigos da Criança”

Fonte: CENÁRIOMT

1 36

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, foi reconhecido pela Fundação Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança”. Os compromissos assumidos por Sorriso no tocante às práticas para o cumprimento da legislação, bem como para a implantação de políticas públicas e ações efetivas para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes foram avaliados pela instituição que, desde 1996 acompanha ações desta natureza e concede este título.

Junto com Ari, outros 2.345 prefeitos e prefeitas de todo o Brasil participaram da edição 2017/2020 do Programa Prefeito Amigo da Criança e somente 125 receberam este prêmio, divididos por regiões. Na região Centro-Oeste, além de Sorriso, figuram na lista dos contemplados com o título os prefeitos de Nova Monte Verde (MT), Cuiabá (MT), Itumbiara (GO), Corumbá (MS) e Brasnorte (MT).

Articulador do processo no município, o secretário-adjunto de Assistência Social do município, Adreano Rigotti, lembra que os compromissos assumidos por Sorriso foram os de desenvolver a política de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável,  realizar um processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência; qualificar as políticas de atendimento à Primeira Infância; estabelecer, ampliar e fortalecer a relação entre Executivo, Legislativo, Ministério Público e Organizações Sociais, articulando uma Rede de Proteção Integral às crianças e adolescentes, fortalecer a atuação do Conselho Municipal dos Direitos, Conselhos Tutelares, Setoriais e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente; e ampliar os mecanismos de transparência e controle social.

“O cumprimento rigoroso da legislação que protege nossas crianças e adolescentes, bem como a criação de oportunidades para oferecer melhores condições de vida para este público estão entre nossos desafios diários, pois uma infância e uma adolescência sadias, com oportunidades para aprender, brincar e se desenvolver-se integralmente se traduzem em uma sociedade mais madura, mais humana e mais feliz”, revela a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Jucélia Ferro.

[Continua depois da Publicidade]

Para o prefeito, o prêmio vem reconhecer o empenho de toda uma equipe, não apenas do Executivo, mas de várias instituições do Município, cujo trabalho integrado e focado no bem-estar das famílias sorrisenses, foi criteriosamente analisado pela Abrinq. “Em um momento de tanta tensão por conta desta pandemia, ter este reconhecimento serve como alento, como uma injeção de ânimo para todos nós, pois mostra o quanto o engajamento entre as instituições é fundamental para a obtenção de bons resultados”, comenta.

Justamente por conta da pandemia que ainda assola o mundo todo, nesta edição não haverá cerimônia para a entrega oficial da honraria aos prefeitos e prefeitas agraciadas com o título. No site http://www.prefeitoamigo.org.br/ é possível conferir a lista de todos os gestores contemplados, bem como o relatório do processo de avaliação.