Corporação promove a “Semana de Prevenção” em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros

Fonte: JOÃO RICARDO/CENÁRIOMT

IMG 20200701 WA0099
Nesta quinta-feira, 02 de julho é comemorado o ‘Dia Nacional do Corpo de Bombeiros Militar’. Em Mato Grosso, para comemorar esta data tão importante para a instituição, o Corpo de Bombeiros estará promovendo até o dia 11 de julho Semana de Prevenção.
O objetivo é passar informações de prevenção para a população com a abordagem de diversos temas. Palestras serão transmitidas ao vivo pelos canais no Youtube (@cbmmt) e Facebook (bombeirosmt) do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
Serão realizadas duas lives por dia, sempre as 09h30 e as 15h30. Porém, nesta quinta-feira a live de abertura da Semana de Prevenção acontece a partir das 11h00, com a Formatura simbólica alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro.
No dia 03 acontece as palestras sobre Incêndios Florestais (09h30); a tarde, as 15h30, o tem será Emergência com Produtos Perigosos.
Dia 04 – Afogamento e Salvamento em Altura;
Dia 05 – Prevenção de Acidentes Domésticos;
Dia 06 – Prevenção a Queimaduras e Prevenção de Incêndios e Edificações;
Dia 07 – Cuidados com Instalações Elétricas e O que Fazer em Casos de Mal Súbito;
Dia 08 – O que Fazer em Casos de Obstrução de Vias Aéreas e Parada Cárdico Respiratória;
Dia 09 – Intoxicação e Acidentes com Animais Peçonhentos;
Dia 10 – Uso indevido de fogo na área urbana e Acidentes de trânsito;
Dia 11 – Serviços Técnicos (Análise) e Serviço Técnico (Vistoria).
O dia 02 de julho foi instituído o Dia Nacional do Bombeiro, tendo em vista que nesta data, no ano de 1.856 na cidade do Rio de Janeiro, o então Imperador Dom Pedro II instalou a primeira Companha de Bombeiros no Brasil.
“Ficou conhecido como o Corpo de Bombeiros da Corte com a finalidade de atender algumas ocorrências, pois que naquela época não existia esse serviço no Brasil e naquela época era comum, no Rio de Janeiro alguns incêndios. Então, nesta data do dia 02 de julho em todo Brasil é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro”, comentou o comandante da 13ª Companha Independente de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde, Capitão BM Alex Queiroz.
Geralmente nesta data, em outros anos, era realizada a Formatura e graduação e promoção de diversos militares. Porém, por conta da pandemia pelo novo coronavírus, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, optou por realizar a Semana de Prevenção com palestras virtuais.