Pesquisa aponta que MT pode ficar sem leitos de UTI para Covid-19 antes do final do mês

O estudo também aponta que, até o final de julho, o número de casos de Covid-19 precisando de UTI será o dobro do número de leitos disponíveis.

Fonte: CENÁRIOMT

pesquisa aponta que mt pode ficar sem leitos de uti para covid 19 antes do final do mes 927235

Com curva ascendente de casos, Mato Grosso não terá mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 a partir de 30 de junho.

A projeção é de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e foi publicada na quarta-feira (24).

O estudo também aponta que, até o final de julho, o número de casos de Covid-19 precisando de UTI será o dobro do número de leitos disponíveis.

A pesquisa apresenta a oferta e distribuição de leitos clínicos e de UTI para atendimento aos casos de Covid-19 em Mato Grosso, além de fazer projeções sobre a evolução da doença e, consequentemente, da demanda por leitos de UTI.

[Continua depois da Publicidade]

“Pelas estimativas, se a velocidade com que vem surgindo novos casos da doença não sofrer alterações, em poucos dias poderemos enfrentar o colapso do sistema público de saúde, com a impossibilidade de atender adequadamente casos graves da doença”, afirmam os pesquisadores.

Na verdade, em cinco das seis macrorregiões de saúde de Mato Grosso o número de leitos de UTI disponíveis já apresentava saturação no dia 21 de junho, sendo a exceção a macrorregião centro-norte, onde fica Cuiabá e Várzea Grande.

“Isso implica que a demanda não atendida nos hospitais de referência desses lugares provavelmente tem sido regulada por os hospitais da região de Cuiabá e Várzea Grande”, explicam.

1593094210
Levantamento mostra situação dos leitos de UTI em MT — Foto: UFMT/Assessoria

A distribuição desigual no número de leitos de UTI também é responsável por essa situação. Embora todas as macrorregiões possuam leitos de UTI exclusivos para casos de covid-19, estes estão distribuídos em apenas nove dos 141 municípios do estado:

Na região Leste, por exemplo, a distância até um leito de UTI pode ser de quase 700km.

“A flexibilização das medidas de distanciamento social contribui para a disseminação da doença, mantendo o número crescente de casos novos e óbitos. As consequências serão ainda mais devastadoras se os serviços de saúde não atenderem ao progressivo aumento da demanda caracterizada pelo crescimento exponencial do número de casos de Covid-19 em Mato Grosso e em suas macrorregiões.”

De acordo com as projeções, se a taxa de contágio não for reduzida, até o final de julho, o número de casos de Covid-19 que necessitarão de leitos de UTI será o dobro do número de leitos de UTI disponíveis para a doença em todo o estado.

Fizeram parte da pesquisa os professores Ana Paula Muraro e Lígia Regina de Oliveira, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC); Emerson Soares dos Santos, do Departamento de Geografia; Moisés dos Santos Cecconello, do Departamento de Matemática; e Ruan Carlos Ramos da Silva, do IFMT.
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.