Novo coronavírus já chegou a mais de 95% dos municípios de Mato Grosso

Fonte: REPÓRTER MT

novo coronavirus ja chegou a mais de 95 dos municipios de mato grosso 927469

Apenas 10 municípios de Mato Grosso ainda não constam no boletim da secretaria de Estado de Saúde (SES) com casos confirmados do novo coronavírus: Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Carlinda, Glória D’Oeste, Santo do Céu, Tesouro, Torixoréu, Novo São Joaquim e Planalto da Serra. Os outros 131 municípios já estão na lista onde há moradores contaminados.

E não se trata de uma região onde a pandemia não chegou. Os 10 municípios estão espalhados pelo Estado, praticamente cercados pelo vírus. Na região Norte, por exemplo, ficam Apiacás e Carlinda. Na região Sul ficam Araguainha, Tesouro, Torixoréu e Planalto da Serra. Já no Leste estão localizadas as cidades de Araguaiana e Novo São Joaquim. E no Oeste, Glória D’Oeste e Salto do Céu.

Mas estes 10 municípios, de fato, podem ser quase nenhum. No município de Araguaiana, por exemplo, a prefeitura informou que na quarta-feira (24) foram confirmados os quatros primeiros casos. Como os resultados são de teste rápido, não constam no boletim oficial do Estado. Para que isso aconteça, precisa da contraprova feita pelo Laboratório Central do Estado.

O município de Glória D’Oeste confirmou seu primeiro caso no dia 23, mas ainda não consta no boletim da SES. Salto do Céu confirmou dois.

[Continua depois da Publicidade]

Também na quarta-feira (24), o prefeito de Novo São Joaquim, Antônio Augusto Jordão, gravou um vídeo lamentando a confirmação dos dois primeiros casos no município. Ele reforçou os pedidos para os moradores fiquem em casa e adotem as demais medidas de prevenção.

O município já instalou barreiras na entrada da cidade e já se reuniu com os comerciantes para reforçar os cuidados.

Desta forma, restam apenas seis municípios, teoricamente, livres da covid-19.

Em Araguainha a prefeitura informou que há três casos em investigação, mas nenhum confirmados por nenhum tipo de teste.

Os moradores de Carlinda, mais uma vez, respiraram aliviados esta semana. Havia a suspeita de contaminação de uma moradora de 54 anos, mas o resultado do exame pelo Lacen saiu na quinta-feira e deu negativo. Foi motivo de comemoração. “A Prefeitura Municipal de Carlinda, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem a satisfação de informar toda a população que o resultado do exame da paciente de 54 anos, sexo feminino moradora da Zona Urbana suspeita de covid-19, foi liberado na data de 24/06 pelo laboratório Estadual Lacen sendo este negativo para o coronavirus. Informa ainda toda a população que não devemos deixar de manter os nossos hábitos preventivos”, diz nota da prefeitura.

A reportagem não conseguiu confirmar a situação dos municípios de Apiacás, Tesouro, Torixoréu e Planalto da Serra.