Com orientações dos Bombeiros, família salva bebê em Lucas do Rio Verde

0

Um bebê de apenas quatro meses de vida foi salvo pelos próprios pais, graças às orientações repassadas via telefone por militares da 13ª Companhia de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde-MT. O fato foi registrado por volta das 19h00 desta quarta-feira (24).

O recém-nascido acabou engasgando com leite materno enquanto era alimentado pela genitora. Desesperados com a situação, os pais entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, via 193.

Devido a distância entre a Companhia, localizada no bairro Téssele Jr. até a residência da família no bairro Veneza, uma equipe saiu em deslocamento com uma unidade de resgate, enquanto outro militar passava orientações de como proceder para que o bebê voltasse a respirar.

De acordo com o militar BM Alexsandre Silve, foi orientado aos pais a fazerem o procedimento de tapotagem, ou seja, colocar o recém-nascido de bruços e com a palma da mão, aplicar alguns tapas nas costas da criança.

Tal procedimento fez com que o leite desobstruísse as vias aéreas e a criança voltou a respirar normalmente.

Quando a guarnição chegou até a casa, o procedimento de tapotagem já havia sido feito e os pais estavam mais tranquilos. Os militares fizeram uma avaliação no bebê e não precisou encaminhar até uma unidade de saúde. Os bombeiros passaram mais algumas orientações importantes aos pais.

A 13ª CIABM orienta aos pais para sempre ficarem atentos e manter os cuidados necessários com os recém-nascidos, principalmente no momento da amamentação para evitar engasgamento. Também é importante não colocar a criança imediatamente no berço após amamenta-lo.


Amazonia 03 de Junho