Mercado de trabalho: as habilidades que as empresas buscam em 2020

Fonte: CenárioMT

Mercado de trabalho
Freepik

Para se colocar no mercado de trabalho, o profissional de hoje precisa ter o domínio de diferentes habilidades. Conheça algumas das exigências do mundo corporativo em 2020.

O mercado de trabalho está em constante mudança e, a cada ano, novas habilidades entram no foco dos recrutadores. Em meio à crise econômica, sai na frente que é capaz de oferecer aquilo que as organizações procuram. Entre conhecimentos técnicos e comportamentais, conheça as habilidades que as empresas buscam em 2020.

Habilidades com tecnologia

Quando falamos em conhecimento tecnológico, é comum pensarmos em aspectos muito específicos, coisas que somente estudiosos da área poderiam entregar para uma organização. Entretanto, para muitas empresas, as habilidades básicas é que são requisitadas, como a edição de um arquivo, a criação de uma planilha ou organização das pastas nos arquivos internos.

Felizmente, muitas dessas funções são facilitadas pelo uso de programas mais completos. Editar um documento, inserir uma assinatura digital ou mesmo converter um arquivo em outro formato são coisas simples com softwares como PDFelement, ideal para todo tipo de trabalho administrativo em um escritório. Ou seja, aprender a mexer nesses programas pode colocar um candidato à frente dos concorrentes.

Captura de Tela 2020 06 23 as 13.51.20

Capacidade de comunicação

Existe uma tendência de confundirmos a capacidade de comunicação com a facilidade de relacionamento interpessoal – e são coisas completamente diferentes. Saber se comunicar diz respeito a conseguir expressar suas ideias, sugestões ou dificuldades com clareza, se fazendo entender por todos os componentes de uma equipe.

Para muitas pessoas, essa capacidade de comunicação é inerente, algo que é uma característica de sua personalidade. Porém, quem não vem com essa “programação de fábrica” pode adquirir o conhecimento por meio de cursos.

Vários especialistas em comunicação alimentam canais ou plataformas na internet com aulas completas. Essa é uma forma prática e barata de aprender algo fundamental para o seu crescimento na empresa. A verdade é que, sabendo se comunicar, até a relação com o seu chefe pode ser melhor.

Adaptabilidade para trabalhar de qualquer lugar

Graças a pandemia do novo coronavírus, o trabalho home office virou uma realidade para centenas de empresas brasileiras. Por isso mesmo, as organizações precisam contar com um time que consiga se adaptar para trabalhar de qualquer lugar. Afinal, ainda não sabemos quando a rotina empresarial vai “voltar ao normal”.

Essa adaptabilidade também tem relação com os diferentes tipos de telas e aparelhos que podem ser utilizadas para realizar as funções. Com a pandemia, muita gente equipou os smartphones com aplicativos utilitários, capazes de realizar as mais diversas funções.

Existem algumas sugestões que você pode instalar no seu smartphone desde já. O PDFelement é o melhor programa para abrir PDF no celular, enquanto o app do Trello é bastante utilizado pelas empresas para acompanhar em que fase está cada projeto. Há ainda o Notion, que pode ser uma ótima ferramenta para organizar as tarefas que você pretende realizar em determinado período.

Perfil multidisciplinar

Você já deve ter ouvido falar em perfil multidisciplinar. Trata-se de ter conhecimentos variados, entendendo de outras áreas de um setor em que se é especialista, mesmo que o tema não tenha relação com a sua formação original. Essa característica é comum em profissionais que estão sempre estudando e aprendendo, seja com cursos livres, palestras ou workshops.

graphic designers meeting 1170 2002
Freepik

Outro aspecto do profissional multidisciplinar é a disposição para participar das mais variadas atividades, o que as organizações chamam de “hands-on” (botar a mão na massa). Assim, é uma pessoa com a mente aberta, produtiva e que se interessa em melhorar sua performance de diferentes maneiras.

Conhecimento em um segundo idioma

Boa parte das melhores vagas de emprego da atualidade exigem o conhecimento de um segundo idioma, principalmente inglês e espanhol. E por mais repetitiva que esta dica possa ser, o Brasil ainda está muito atrasado em relação à fluência de idiomas estrangeiros. Segundo dados do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% dos brasileiros falam outro idioma.

Com tanta tecnologia, aprender um idioma está mais acessível do que jamais esteve. Existem aplicativos, sites e até cursos completos de forma online, alguns deles com certificado para colocar no currículo. Dedicando algum tempo diariamente para estudar uma língua estrangeira, você poderá obter melhores colocações e, consequentemente, salários mais atrativos.

Por mais que as habilidades que as empresas buscam em 2020 possam não ser as mesmas do próximo ano, os profissionais com mais preparo sempre terão mais chances no mercado de trabalho. Aproveite seu tempo livre para se qualificar e mostrar para os recrutadores o que as empresas ganham ao contar com você no time.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.