Lucas: prefeito assina termo de cooperação com Sesp para instalação de câmeras de vídeomonitoramento

Fonte: Cenário MT/ Assessoria Sesp-MT

reunião
Foto por: Assessoria/Sesp-MT
reunião
Foto por: Assessoria/Sesp-MT

Gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e da Prefeitura de Lucas do Rio Verde assinaram na última quarta-feira (03), um termo de cooperação de compartilhamento de imagens das câmeras de videomonitoramento do município. O objetivo é intensificar as ações de segurança pública na cidade que fica na região norte do estado. Ao todo, serão 54 câmeras instaladas em pontos estratégicos.

Pelo termo, fica acordado que o município cederá as imagens captadas pelo Centro Operacional de Segurança (COPS) e a Sesp disponibilizará servidores da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) para a operação e supervisão das câmeras, que devem começar ser instaladas na próxima semana.

“Avalio com importante esta parceria para obtenção de resultados ainda melhores na segurança pública do município. Com a utilização das câmeras de videomonitoramento, várias ações preventivas e repressivas poderão ser realizadas para o enfrentamento aos índices criminais”, destaca o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, elogiou a parceria e disse que a união aliada ao uso tecnológico é uma ferramenta eficaz. “Hoje nós temos a certeza que precisamos usar mais a tecnologia a nosso favor e é isso que nós estamos fazendo. Estamos seguindo aquilo que está sendo feito em Cuiabá na Secretaria de Segurança Pública. Esse monitoramento visa que a gente possa dar respostas rápidas para a sociedade do nosso município”, enfatiza.

[Continua depois da Publicidade]

O encontro foi realizado na sede da Sesp, em Cuiabá. O prazo de vigência do termo de cooperação é de pouco mais de dois anos, prorrogáveis por mesmo período, mediante interesse das partes.

O recurso para o incremento das ações de segurança pública em Lucas do Rio Verde foi destinado, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Neri Geller.

“A segurança pública do estado está integrada com os municípios e este termo celebra a soma de esforços da Prefeitura Municipal, Secretaria de Segurança, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é fazer exatamente a integração e aumentar a segurança para os pais de família e para a sociedade”, enfatiza o deputado federal.

Além das 54 câmeras que serão instaladas, o município vai buscar parceria com comerciantes para agregar as imagens das câmeras em vias públicas junto a central de monitoramento. Com isso, a meta é ampliar em mais 300 unidades de câmeras de videomonitoramento.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.