Segurança cibernética e como se proteger durante 2020

Fonte: CenárioMT

cyber security 2765707 1920

A Internet faz cada vez mais parte das nossas vidas. Consultámos o banco, transferimos dinheiro, fazemos compras, nos registámos em sites, divulgámos nossas informações privadas… Tudo isso acontece online, seja no computador ou no telemóvel. Espreitando por uma oportunidade, muitos hackers e companhias mal-intencionadas tentam explorar as fragilidades de segurança da Internet para fazer dinheiro de forma rápida ou para actuar de acordo com seus interesses.  Nem mesmo o Governo brasileiro consegue escapar ao terror dos ataques cibernéticos. É por isso cada vez mais importante que proteja sua actividade virtual da melhor maneira possível, principalmente tendo em conta o período de crise mundial excepcional que hoje vivemos.

Não é preciso ser um génio da informática para navegar de forma segura na Internet. A maior parte dos hackers procura vítimas frágeis, que se expõe de forma ingénua no espaço digital. Mas pequenas mudanças, assim como algumas tecnologias de segurança, podem ajudá-lo a tornar seus dispositivos electrónicos mais seguros e a evitar potenciais crises, como roubo digital, roubo de identidade, ou vazamento de dados privados. Fique com nossas dicas:

  • Se não conhecer, seja cauteloso: existe um bom motivo pelo qual a maior parte das pessoas utiliza serviços populares na Internet. Não só esses são mais acessíveis, como são mais seguros. Quando utiliza marcas de confiança, seus direitos estarão à partida protegidos. Afinal, as grandes marcas não podem arriscar cometer ilegalidades, pois isso prejudicaria imenso o branding no qual elas investiram imensos recursos financeiros e profissionais. Isso, claro, não quer dizer que você só possa usar o Google e o Facebook. Mas é importante avaliar o aspecto e reputação de um site antes de o usar. Se uma marca digital estiver mal desenvolvida, a probabilidade de ela ser um esquema online é maior. Normalmente, scammers digitais utilizam sites de curta-duração, mal-concebidos, e sem grande projecção publicitária, pois eles sabem que terão eventualmente de criar novas plataformas para continuar cometendo ilegalidades.

 

  • Instale um VPN: espiar aquilo que você faz enquanto navega na Internet é surpreendentemente simples nos tempos de hoje. Nesse sentido, algumas marcas de software têm vindo a produzir serviços de VPN (Virtual Private Network) que podem ser prontamente utilizados pelo público. Instalar essas redes privadas não requer qualquer tipo de conhecimento técnico extraordinário, mas pode fazer uma diferença fundamental na sua segurança cibernética. Um VPN de qualidade garante que sua actividade online não será monitorizada por hackers mal-intencionados, assegurando assim a sua protecção.

 

  • Reconheça e-mails falsos:infelizmente, muita gente se tem aproveitado da actual crise para criar redes de e-mails falsos com o objectivo de burlar utilizadores. Por isso, tenha muito cuidado no momento de ler seus e-mails. É fundamental que você saiba distinguir um e-mail falso de um e-mail verdadeiro. Muitas vezes, o endereço de envio nos fornece a melhor pista. Imagine que você recebeu uma mensagem da Apple exigindo uma transferência bancária; mas aí, você repara que o e-mail vem creditado como @br.apple.com. Com uma pesquisa rápida, você percebe que o e-mail verdadeiro da Apple utiliza o sufixo @apple.com. Nesse caso, você identificou com clareza que recebeu um e-mail falso. Ignore por isso essa mensagem, já que ela foi provavelmente originada por scammers e não está de todo conectada com a empresa Apple.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.