Medidas restritivas são alinhadas com ações voltadas à assistência social, saúde mental e outras áreas

Fonte: CENÁRIOMT

1 43

Com base em estudos técnicos, a Prefeitura de Cuiabá tem, durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desenvolvido ações que vão além de medidas restritivas. Somado às iniciativas voltadas para o isolamento social, o Município também voltou o seu olhar para as atividades ligadas à assistência social, saúde mental, equipagem e comunicação segura à população.

No campo social, por exemplo, foi criado o programa Renda Solidária que, por três meses, beneficiará 1.687 trabalhadores das categorias dos feirantes, ambulantes, transporte escolar, carroceiros e catadores de recicláveis com um auxílio financeiro de R$ 500. Também é realizada a entrega e kits da alimentação escolar para 18 mil alunos em situação de vulnerabilidade. Ao todo, são 54 mil kits entregues desde o início da pandemia.

Nesse período, o prefeito Emanuel Pinheiro proibiu o corte no fornecimento de água dos consumidores inadimplentes e, ao mesmo tempo, determinou o religamento nas unidades consumidoras que tinham tido o serviço interrompido. Igualmente, a concessionária Águas Cuiabá foi vetada de o reajuste anual de 6,037% na tarifa de água e esgotamento sanitário, que entraria o em vigor já em abril.

“As medidas restritivas impactaram a vida de todos os cuiabanos e precisamos encontrar maneiras de minimizar isso. Desde o início estamos tomando decisões lineares, seguindo para um caminho único, que é a preservação da saúde da população. Dessa forma, faremos tudo aquilo que que estiver ao nosso alcance para auxiliar o cidadão nesse momento de crise mundial”, explica o chefe do Executivo.

[Continua depois da Publicidade]

Outra importante ação desenvolvida foi a criação do programa Cuidando de Quem Cuida da Gente. Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o programa é voltado para o cuidado com a saúde mental de profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Conforme o planejamento inicial, 200 servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano outros 7 mil da Saúde serão beneficiados.

A Prefeitura de Cuiabá ainda formalizou uma parceria com Campus Cuiabá — Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para a realização de exames laboratoriais para o diagnóstico de Covid-19. Para isso, o Município adquiriu um equipamento RT-PCR, ideal para a análise de amostras, e doou para o uso permanente da equipe de profissionais da área de bioquímica da instituição.

Para fortalecer as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia, foi colocado em prática as ações de desinfecção e higienização de espaços públicos. O trabalho é executado, diariamente, por meio da utilização de seis borrifadores costais e dois caminhões-pipa. Iniciada em março, a operação tem como foco principal os bairros apontados com números elevados de casos confirmados.

“Como forma de manter o cidadão mais informado, também reforçamos a área da comunicação com notícias atualizadas no site e nas redes sociais da Prefeitura e a publicação dos boletins informativos ao fim da cada dia. Juntamente a isso, criamos o Painel Covid-19 e colocamos à disposição da população o 0800–647–2242, para esclarecimento de dúvidas sobre o novo coronavírus”, finaliza o prefeito.