Sobe casos confirmados de coronavírus em Sinop

Fonte: CenárioMT

SINOP CORONAVIRUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop notificou, até as 18h30 desta segunda-feira, 1 de junho, 61 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade. Desses, 28 foram registrados em laboratórios particulares da cidade e credenciados pelo Lacen para a realização de exames.

Dos infectados, quatro estão internados (dois em enfermaria privada e dois em UTI do Hospital Regional de Sinop), outras 23 pessoas estão em isolamento domiciliar.

A cidade contabiliza três óbitos e 31 recuperados. Desde 16 de março, 201 amostras para SARSCoV-2 foram remetidas ao Lacen. 145 negativaram, seis foram descartadas por não se enquadrarem no padrão laboratorial e outras 16 aguardam resultados exclusivamente daquele laboratório.

CENÁRIO SUSPEITOS

[Continua depois da Publicidade]

O cenário geral de casos suspeitos no município, isto é, que engloba tanto os testes rápidos positivos quanto exames coletados (RT-PCR ou teste rápido) pela Secretaria Municipal de Saúde e a rede privada tem 93 casos suspeitos, sendo 29 referentes aos testes rápidos positivos em investigação em isolamento domiciliar, e 64 casos com exames (RT-PCR ou teste rápido) coletados aguardando resultado tanto em laboratórios da rede privada quanto pública. Desse universo, 16 amostras encontram-se no Lacen/MT e 48 são da rede privada.

TESTES RÁPIDOS

Até o momento, 37 testes rápidos positivos para Covid-19 foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde. Desses, sete foram descartados após investigação, um descartado após protocolo RT-PCR negativo emitido pelo Lacen e 29 se encontram em investigação.

Testes rápidos são utilizados para fins de triagem e não diagnóstico. Isso quer dizer que uma ocorrência positiva não será acrescida à contagem geral da cidade até que o ciclo de investigação seja concluído.

Conforme Nota Técnica Nº 05/COE COVID-19/SES-MT, caso confirmado é estabelecido com aplicação de três critérios: investigação epidemiológica, quadro clínico e exames laboratoriais e de imagem.
Testes Rápidos são utilizados para triagem e não para diagnóstico.

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (01.06), 2.636 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 67 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas quatro mortes envolveram residentes de Acorizal, Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis.

 

BRASIL

O Brasil registrou nesta segunda-feira, 1º, 623 novas mortes nas últimas 24 horas por coronavírus e o total foi para 29.937 no País. Em números absolutos de casos, o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de contaminações. Está atrás dos Estados Unidos, que têm 1,8 milhão, e à frente da terceira colocada, a Rússia, que registra 414,8 mil casos, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.