Sinop registra terceira morte por Coronavírus

Fonte: CENÁRIOMT

1 549

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop notificou, até as 18h30 deste sábado, 30 de maio, 54 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade. Desses, 21 foram registrados em laboratórios particulares da cidade e credenciados pelo Lacen para a realização de exames.

Neste sábado, o município registrou o terceiro óbito em decorrência da doença:  paciente do sexo masculino, 63 anos, com admissão no Hospital Regional de Sinop dia 16/05/2020 e teste laboratorial RT-PCR com resultado positivo em 15/05/2020, realizado pelo LACEN/MT. Vítima apresentava comorbidades, permaneceu 14 dias internado em UTI e veio a óbito na tarde de hoje (30).

Segundo relatório técnico, quatro pacientes estão internados, sendo dois em leito de enfermaria em hospital privado, e outros dois em UTI no Hospital Santo Antônio.

Trinta e uma pessoas estão curadas do coronavírus e 16 seguem em isolamento domiciliar.

[Continua depois da Publicidade]

TESTES RÁPIDOS

De forma a complementar a investigação epidemiológica sobre o coronavírus em Sinop, a Secretaria Municipal de Saúde também informa os resultados de testes rápidos para Covid-19 no município.

Esses exames não servem como diagnóstico, mas triagem. Isso quer dizer que uma ocorrência positiva no teste rápido não será acrescida à contagem geral da cidade até que o ciclo de investigação seja concluído.

Conforme Nota Técnica Nº 05/COE COVID-19/SES-MT, caso confirmado é estabelecido com aplicação de três critérios: investigação epidemiológica, quadro clínico e exames laboratoriais e de imagem. Testes Rápidos são utilizados para triagem e não para diagnóstico.

Dessa maneira, neste sábado (30) é registrado o seguinte cenário, referente às testagens rápidas: 28 testes positivos notificados à SMS; sete descartados após investigação; um descartado pela investigação RT-PCR; 20 testes rápidos positivos em investigação.

NOVO PANORAMA SUSPEITOS 

Mudou também a apresentação dos casos suspeitos de Covid-19 na cidade, ou seja, estarão contabilizados na contagem os resultados positivos de teste rápido ainda em investigação pela Vigilância Epidemiológica, os exames RT-PCR encaminhados ao LACEN/MT que estão em processamentoe aqueles exames em andamento na rede laboratorial privada (RT-PCR e Teste Rápido) conforme planilhas enviadas pelos mesmos.

Nesta configuração, Sinop possui: 78 casos suspeitos, sendo 20 referentes aos testes rápidos positivos em investigação em isolamento domiciliar; 58 casos com exames (RT-PCR ou teste rápido) coletado aguardando resultado tanto em laboratórios da rede privada quanto pública.

 

Para ler mais notícias de Mato Grosso, clique Aqui. Siga também o CenárioMT no Twitter e no Facebook.

[Continua depois da Publicidade]