Pesquisa mostra que mais de 60% dos moradores de Cuiabá preferem fazer compras em lojas do Centro

Fonte: G1 MT

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Foto: Reprodução/TVCA

Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), através de seu núcleo de inteligência de mercado, mostra que 61,1% da população cuiabana prefere fazer compras na região Central, contra 37,6% que prefere lojas de bairro. Na pesquisa, 1,3% dos entrevistados não soube responder.

Segundo o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, a intenção da entidade com esse bloco da pesquisa é entender o comportamento e as intenções do consumidor para os próximos 60 dias. Os dados dessa etapa estão relacionados à retomada das atividades comerciais que ocorreu recentemente.

Durante os dias da pesquisa, o núcleo da CDL Cuiabá responsável pelo levantamento de dados entrevistou pessoas do sexo feminino (50%) e masculino (50%), sendo 25% acima de 56 anos, 22,5% de 41 a 55 anos, 27,5% 26 a 40 anos, 25% de 18 a 25 anos. Já em relação à profissão dos entrevistados, 43% disseram trabalhar em empresas privadas, 19% prestadores de serviços, autônomos e profissionais liberais, 12,7% funcionários públicos, 8,9% aposentados, 5% estudantes e 11,4% se enquadravam em outras categorias.

Outra questão levantada durante a pesquisa é se os entrevistados preferem frequentar os shoppings ao invés das lojas de rua (bairro ou centro). Sobre isso, 60% deles afirmaram que preferem frequentar os shoppings da cidade.

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Já em relação à necessidade e desejo de compra de itens específicos, 54,9% informaram não ter essa vontade, contra 43,8% dos entrevistados que compram por necessidade ou desejo de algo. Os produtos mais procurados são vestuário, calçados e acessórios com 44%, seguido de utensílios para casa, 10%, e cosméticos, maquiagem e perfume, também com 10%, dentre outros.

Os entrevistados sugeriram a retomada das atividades do comércio, aumento no horário de atendimento com troca de funcionários, liberação da frota de ônibus para 100% para evitar aglomeração nos ônibus e nos pontos, ter o uso de álcool para os passageiros e mais campanhas de conscientização para a população sobre medidas de biossegurança.